Gestão: Prefeitura participa da organização do Censo Demográfico 2020

Com participação de representantes de órgãos da Prefeitura de Marabá, foi realizada nesta terça-feira (17), no auditório do Paço Municipal, uma reunião para tratar das ações que darão suporte à realização do Censo Demográfico 2020.

A reunião pedida pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que é o órgão responsável pelo Censo. “Fazer um censo demográfico em um país como o Brasil é uma operação complexa: significa percorrer 8 milhões de quilômetros quadrados, visitar mais de 5,5 mil municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios. É um momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal, e o apoio das prefeituras é fundamental nesta etapa de coleta de informações”, disse Teresa Penha, representante do IBGE.

A estrutura para o andamento dos serviços deve constar da criação de três polos de apoio na zona rural do município, onde as informações serão coletadas e enviadas para a base do IBGE em Marabá.

“A questão do censo é fundamental para gestão pública até porque os dados demográficos são uma forma de calcular os valores dos recursos aos municípios e nós do TCE acabamos nos envolvendo neste trabalho, até porque são na verdade os órgãos onde temos que acompanhar essas informações”, disse Rafael Larêdo, secretário de representação regional do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Rafael Larêdo

Outro tema discutido durante a reunião foi a divulgação do processo seletivo simplificado que vai contratar os agentes censitários e recenseador. Os interessados devem se inscrever no portal do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) até o dia 24 de março. Serão contratados 189 agentes censitários apenas para Marabá.

Mais informações, acesse: http://www.cebraspe.org.br/concursos/ibge

Texto: Victor Haôr 
Fotos: Emilly Coelho 

Acessibilidade