Gestão em Saúde: Farmácias Polo ampliam serviços de dispensação de medicamentos para a população
A Rede Municipal de Saúde de Marabá conta, atualmente, com farmácias de demandas dentro das 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e 11 da zona rural, bem como uma no Centro de Especialidades Integradas (CEI) e outra no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) , agora, conta com duas farmácias polo que descentralizam a distribuição de medicamentos. E, ainda esse ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) pretende entregar mais três unidades, em São Félix, Morada Nova e bairro Laranjeiras.
A farmácia polo unidade 1, localizada no Partage Shopping, Nova Marabá, atende cerca de 70 pacientes por dia. Já a unidade 2, na na Travessa Santa Terezinha, na Marabá Pioneira, dispensa medicamentos a mais de 50 pessoas diariamente.
De acordo com a farmacêutica Lucília Lima, coordenadora dos serviços farmacêuticos da SMS, essas farmácias polo foram criadas para organizar o serviço de assistência farmacêutica. “A gente pesquisou algumas experiências exitosas de outras cidades e vimos as farmácias polo municipais ou farmácias distritais. Elas são farmácias localizadas em pontos estratégicos da cidade e contemplam todo o elenco municipal. Ao invés de o paciente ir em vários lugares conseguir o medicamento que foi prescrito, ele vai em apenas um lugar, que a gente chama de redução do itinerário terapêutico do paciente, que é o caminho que ele faz para conseguir o seu medicamento”, explica.
Hoje, o paciente faz um itinerário composto de quatro a cinco locais, sendo a UBS, CAPS, CEI e farmácia de demandas. O intuito é reunir todo esse elenco, fidelizar esse paciente para que ele retire todos os medicamentos em um só lugar.
“Nós fazemos o acolhimento desse paciente, a orientação de toda a terapia medicamentosa, se ele pode tomar com água, se ele pode tomar com leite, se interage com algum dos outros que estão prescritos, se pode dirigir, não pode dirigir etc. Então tudo isso tem que ser levado em conta no momento da dispensação, por isso somamos esforços e agregamos conhecimento para ofertar esse serviço à população de Marabá”, frisa.
Para ser atendido, é necessário que o paciente apresente Cartão SUS, documento com foto e uma receita emitida por uma UBS do município ou Hospital Regional. O paciente é atendido na recepção por um auxiliar de farmácia, que é orientado pelo profissional farmacêutico e tem o conhecimento básico para o primeiro atendimento.
“As meninas verificam a nossa relação municipal de medicamentos essenciais que o município oferta, a Remume [Relação Municipal de Medicamentos Essenciais]. Logo de entrada, elas já olham se os medicamentos prescritos fazem parte do elenco do SUS, para que a gente possa fazer logo esse primeiro atendimento do paciente e ele não ficar esperando”, comenta Lucília.
Após essa etapa, o paciente é encaminhado para o farmacêutico para orientações sobre o uso do medicamento. Caso seja uma medicação de uso contínuo, a pessoa é informada sobre o retorno.
“A dispensação desses medicamentos é feita no Sistema Hórus, que é um sistema nacional da assistência farmacêutica. O Sistema Hórus pode ser acessado de qualquer lugar do Brasil, porque é um sistema do Ministério da Saúde. Fazemos a dispensação e o paciente já vai sair daqui com os medicamentos prescritos. Temos os programas do Ministério da Saúde. Esses medicamentos de programa, eles continuam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. Só que a gente não tem só medicamento de programa”, pontua.
Estão disponíveis para a população de Marabá, 764 itens da assistência de medicamentos para atendimentos aos pacientes da rede de saúde pública municipal.
A farmacêutica Mareilza Costa é a responsável pela orientação aos pacientes que procuram a farmácia no shopping. “Eu costumo dizer que o atendimento aqui é uma espécie de vitória para a nossa classe farmacêutica, porque a gente consegue ter o contato frente a frente com o paciente. Nós não somos apenas entregadores de medicamentos, a gente dispensa o medicamento e orienta o paciente. Aqui nessa sala eu consigo entender a realidade dele, eu consigo orientar quanto ao uso de medicamentos, visto que têm pacientes que têm dificuldade com o horário, confunde os medicamentos, aqueles que são polimedicados, então a gente tem esse papel que é fundamental para a população”, reitera.
O gari e lavrador Reginaldo Batista mora no bairro Araguaia e aprovou o atendimento no Shopping. “Eu vim saber através do médico. Foi ele que me informou da farmácia aqui no shopping. Por isso vim hoje pegar os medicamentos e fui bem recebido, bem atendido. Gostei, porque ajuda a gente que mora no Bairro Araguaia, pois se torna mais perto pra gente, ao invés de ir na Velha Marabá. Que continue assim, que seja sempre desse jeito aí, nessa maneira de atender o ser humano”, elogia.
Janaiane Milesi, farmacêutica da Farmácia Polo II, reforça que esse contato com o paciente é essencial. “Aqui eu vou saber se está tomando direitinho, se não está tomando a mais, se não tá tomando a menos, com o que, é muito importante fazer esse acompanhamento com o paciente. Tudo isso a gente já pergunta para o paciente para instruir ele a fazer o tratamento da forma correta, porque não adianta só chegar, pegar o medicamento, levar e tomar do jeito deles, porque às vezes pode até ocasionar problemas”, expressa.
Na UBS Laranjeiras, que atende em média 2 mil pacientes, existe a farmácia de demandas que será adaptada para ser uma farmácia polo. “A gente atende aqui pacientes hipertensos, diabéticos, pacientes com hanseníase, pacientes cadeirantes, pacientes grávidas, lactantes e também tem a terapia para fumantes. A gente trabalha com a fidelização e também tem a questão da cesta básica, eles atendem também aqui na UBS, então é um conjunto assim, bem complexo, eu acho maravilhoso, e eles também gostam, se sentem bem e um lugar que está com uma diversidade boa para atendimentos”, esclarece Juliana Borges, farmacêutica da unidade.
Processos de medicações excepcionais
Já um local de dispensação de remédios, que funciona de forma diferenciada, é a Farmácia de Demandas Especiais e Judiciais de Marabá. Rosiane Lima, farmacêutica do CEI, explica que os processos das medicações excepcionais são montados a partir de uma consulta com um especialista ou clínico geral. O processo é montado no Centro de Especialidades Integradas e entregue à Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), que envia o medicamento.
“Qualquer medicação que é contemplada na Remume, que não tem na Atenção Básica, a gente dispensa aqui. Por exemplo, a receita de controle especial para depressão. A gente dispensa as medicações controladas, que é prescrita pelos médicos nos postos de saúde”, ilustra.
O aposentando Juarez Ribas busca os medicamentos que precisa na farmácia do CEI. “É muito bom, porque a gente que é aposentado recebe bem pouquinho, um salário pequenininho. Aqui é muito bom o atendimento. Faz uns 8 a 10 anos que eu pego medicamento aqui. Às vezes, eu venho aqui ou consulto no postinho lá no meu bairro. Sou hipertensivo, diabético, safenado de cirurgia do coração e sempre estou por aqui, eu preciso de medicamento e atendimento médico. Ajuda bastante”, agradece.
Serviços
- Farmácia Polo 1 (Partage Shopping): funciona de segunda a sábado, das 9h às 21h; domingo de 14h às 20h.
- Farmácia Polo 2 (Marabá Pioneira): Funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 18h.
- Farmácias de demandas (UBS): 8h às 17h
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes