Gestão: Sebastião Miranda recebe título de Prefeito Empreendedor da região
O prefeito de Marabá Sebastião Miranda recebeu nesta terça-feira, 13, o prêmio Prefeito Empreendedor, destaque da Região Carajás I, evento realizado pelo Sebrae/Pará. A XI Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor reconheceu os resultados obtidos com os trabalhos realizados pela Sala do Empreendedor.
Rafael Amorim, Coordenador da Sala do Empreendedor, fez a entrega oficial da premiação ao prefeito e também comemora o reconhecimento do Sebrae em ter a Sala do Empreendedor de Marabá, como excelência em atendimento obtendo o título de Categoria Ouro na Referência em Atendimento, sendo um dos três municípios do Pará a receber a homenagem.
“Hoje trouxemos ao prefeito o troféu Prefeito Empreendedor que é o troféu de reconhecimento do Sebrae pela gestão do município pelos projetos desenvolvidos e voltados ao pequeno negócio. Hoje são cerca de 600 microempreendedores beneficiados com o projeto, que receberam a Declaração de Inexigibilidade de Licenciamento, sendo destacado por ser o primeiro município do estado a implantar o sistema e nosso intuito é facilitar para gerar emprego e desenvolver o município”, destacou Rafael Amorim.
Um dos objetivos da sala é desburocratizar todos os procedimentos para facilitar o empreendedorismo no município. No estado do Pará foram 16 prefeituras contempladas com o prêmio de Prefeito Empreendedor. “O diferencial é que o município passa a ser reconhecido tanto pelo Sebrae quanto pelos órgãos que estão voltados para este segmento como a Receita Federal e Jucepa, na facilitação ao empreendedorismo e na realização de parcerias”, explicou.
Para Luciano Lopes, Vice-Prefeito de Marabá, o prêmio é um reconhecimento aos investimentos do município na área de geração de emprego e renda. Segundo ele, o crescimento do empreendedorismo movimenta a economia e oportuniza que novas ideias sejam transformadas em projetos.
“O Prefeito Empreendedor reconhece todo o investimento que o município tem dado para a Secretaria de Indústria e Comércio. A população atendida na Sala do Empreendedor está muito satisfeita com esse serviço, pois oportunizamos às pessoas a transformação de uma ideia em projetos. Isso movimenta a economia, gera trabalho e temos números satisfatórios em razão do trabalho da Sicom e da Sala do Empreendedor”, destacou.
Os números mostram bons resultados em relação ao empreendedorismo em Marabá. De acordo com dados da Sala do Empreendedor são feitos, em média, cerca de 460 atendimentos por mês totalizando 5600 atendimentos ao ano. Somente em 2022, 1800 microempreendedores iniciaram suas atividades nos mais variados setores da economia.
Walmor Costa, Chefe de Gabinete da Prefeitura, destaca o trabalho de desburocratização do sistema da Sala do Empreendedor no atendimento ao cidadão que deseja iniciar uma atividade formal. Walmor Costa enfatiza também o trabalho do secretário Ricardo Pugliese na condução dos projetos da Sicom que estão levando Marabá a conseguir bons resultados em relação ao desenvolvimento econômico no município.
“Esse prêmio é um grande reconhecimento, pois no Brasil, o micro, o pequeno e o médio empresário, empregam 70% da mão de obra e a Sala do Empreendedor ajuda e muito, pois o Brasil é reconhecido internacionalmente pelo país de burocracia, um país em que as coisas são travadas e na Sala temos sete secretarias. Na Sala do Empreendedor resolve-se todos os problemas e tudo isso tem os traços do Ricardo Pugliese. Parabéns por implantar esse trabalho, foi ele que deu essa direção. Essa equipe tem o trabalho diferenciado de Ricardo Pugliese”, enfatiza Walmor.
O prefeito Sebastião Miranda Filho elogiou o trabalho da Sicom no desempenho e na excelência do atendimento ao cidadão que pretende empreender. Além do prêmio de Prefeito Empreendedor, o município também recebe o prêmio Ouro na excelência em atendimento.
“É importante porque mostra a pujança em Marabá. Nós estamos dando assistência e mais negócios são abertos, mais empregos são gerados em Marabá, que é um município de pessoas empreendedoras. O atendimento, o acompanhamento técnico é imprescindível e as pessoas entram com uma ideia e saem com um negócio e a Sala do Empreendedor foi uma grande sacada, tem dado certo e tem gerado emprego e renda para a população, movimenta a economia, tira a dúvida do cidadão, aumenta a vontade de empreender e isso é muito bom para o município”, destacou o prefeito.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom