Gestão: Setor de marcenaria confecciona própria mobília e gera economia aos cofres públicos
Um serviço realizado pela equipe da marcenaria da Secretaria de Viação e Obras Públicas, tem facilitado dia a dia em outros setores da administração pública. Trata-se da confecção de prateleiras em madeira, instaladas em vários departamentos, o que agiliza o trabalho e traz economia aos cofres públicos.
As primeiras prateleiras foram instaladas no Departamento de Arquivo da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU). No total foram montadas 12 prateleiras normais e três tipo dupla-face. Confeccionadas com aproximadamente três metros, elas servem para guardar as pastas com os processos de imóveis.
“Os armários melhoraram muito porque nós estávamos com muitos documentos espalhados e, hoje, temos tudo bem organizado. Com uso dos armários começamos a separar os documentos em caixas coloridas. Cada caixa é um volume com documentos. A caixa amarela é regularização, caixa azul é ITBI, caixa verde é processo concluso e assim por diante”, explica Aloísio Ferreira, coordenador de arquivo da SDU.
Desde então a equipe da marcenaria não parou mais. Esta semana os servidores montaram mais quatro prateleiras normais e duas tipo dupla-face, no setor de licitação da SEVOP. Segundo Francisco Carlos Silva, coordenador da marcenaria, foram instaladas prateleiras com seis colunas e nove divisórias. “A equipe é pequena, mas competente para esse trabalho. É gratificante”, enfatizou.
Para Ronifran dos Santos, que trabalha como auxiliar na marcenaria há 2 anos, o serviço também tem um significado importante. “A gente trabalha também com a reforma das cadeiras das escolas e ajuda na economia da Prefeitura”, concluiu.
A iniciativa tem melhorado os serviços diários das repartições e promove economia, já que a prefeitura reduz a aquisição de móveis para os departamentos. “Além de otimizar os recursos materiais, a questão da manutenção através desse setor, ganha-se tempo. Os locais que precisam desses reparos, normalmente esperam por uma determinada licitação, e com esse trabalho sendo feito pela marcenaria da Sevop, esse problema é resolvido”, destaca Valdir Lima, engenheiro de segurança da Secretaria de Obras.
Os diretores dos setores, que já foram atendidos com a instalação dos móveis, como afirmam que as prateleiras são de boa qualidade e trazem mais comodidade para o trabalho diário.
“Estava tudo muito desconsertado, mas depois compramos pastas para separar os documentos por bairros, folhas quadras aí fica mais fácil a localização dos documentos. Os armários melhoraram muito e daqui a pouco vamos precisar de mais porque pretendemos ampliar o espaço”, disse Aloísio Ferreira da SDU.
Texto: Victor Haôr e Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio