Gestão: Totalmente revitalizada, escola João Anastácio de Queiroz é entregue na Folha 16
A revitalização da escola João Anastácio de Queiroz, na Folha 16, Nova Marabá, foi entregue pela prefeitura à comunidade escolar, oficialmente, na sexta-feira, (03), em uma cerimônia que contou com a participação do prefeito Tião Miranda, do vice-prefeito, Luciano Dias, do secretário adjunto de educação, Orlando Moraes, além de outras autoridades municipais.
A escola, fundada em 1981, funcionou por quase três décadas sem uma estrutura adequada, até a construção do prédio em 2008, que inaugurado em 2010. Desde então, o prédio da escola não teve reparos importantes até o ano passado. Agora, depois de 10 anos, os alunos voltaram a estudar em um ambiente novo. São 585 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, e mais de 200 do CEEJA (Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos), uma modalidade de ensino para jovens que não terminaram o ensino fundamental.
Durante a solenidade, o prefeito Tião Miranda confirmou a construção do ginásio da escola para os próximos meses. “Praticamente, em 2008, deixei a escola pronta. Foi feito o projeto, construímos e estive visitando várias vezes durante a construção dessa escola. Hoje entregamos ela revitalizada, uma escola belíssima, quase 600 alunos, e demos a notícia da quadra coberta, ginásio, um investimento de mais de 800 mil. Uma coisa que dá prazer pra gente é inaugurar escola”, destaca o gestor.
Luciano Dias, vice-prefeito, ressalta a importância da escola na cidade. “É uma escola referência na Nova Marabá. Sempre tem alcançado bons índices no IDEB e a gestão vem priorizando isso. Muitas foram contempladas e esperamos que todas sejam contempladas nesse nosso governo. A escola João Anastácio é mais um exemplo do zelo da administração para com as escolas do município”, afirma Luciano.
A revitalização da escola ocorreu entre julho e novembro de 2020, porém, com a suspensão das aulas por causa da pandemia do coronavírus, a entrega foi adiada. Orlando Moraes, secretário adjunto de educação, explica que apesar de ser entregue no fim do ano, o ambiente estará novinho para o recomeço das aulas de 2022.
“Ela merecia uma reforma, estava bem deteriorada, foi uma reforma bem completa. Você vê que a escola tem outra cara, uma beleza que acho estar à altura daquilo que os alunos, professores e pais esperam de uma escola. E isso serve também para renovar o espírito para essa comunidade que voltou a poucos dias estudar de forma presencial e eles retornaram no início do ano para uma escola nova, bonita, tenho certeza, para estudar com todo o vigor”, enfatiza o secretário.
Entre os serviços executados estão a renovação da pintura de todo o complexo escolar, revisão e troca dos telhados e coberturas, revitalização e aplicação de resina nos pisos, além da revisão de esquadrias com implantação de vergas e reforma de portas e janelas.
No sistema hidrossanitário houve a troca de vasos, pias e torneiras. Em relação ao paisagismo, o jardim foi revitalizado e houve também a resolução de um problema de drenagem, que causou o alagamento do canteiro central entre os blocos de aula, com criação de valeta e implantação de tubos de drenagem. Todas as luminárias foram trocadas por lâmpadas de LED, além de adequação na área administrativa para suporte de uma sala de vídeo.
A EMEF João Anastacio de Queiroz conta com dez salas de aula, sala de vídeo, sala de leitura, laboratório de informática e o hall do refeitório, que ganhou uma pintura desenhada pelo artista plástico Bino Sousa, exaltando o poder da leitura. O painel artístico agora é ponto de encontro dos estudantes no intervalo.
Ambiente novo deixa comunidade escolar feliz e satisfeita
Mariluce Leal, gestora da EMEF João Anastácio de Queiroz, fala do sentimento de receber o espaço totalmente revitalizado.
“O sentimento é de festa. Muito bom ver a comunidade, os alunos felizes em ter a escola revitalizada, toda linda, organizada, com um ambiente acolhedor. E se as crianças estão felizes, a escola está radiante né. A meta é ver os alunos felizes porque alunos felizes aprendem mais. Temos só a agradecer”, pontua a gestora.
Rosana Coelho, professora de Estudos Amazônicos e Geografia, também compartilha da satisfação de trabalhar numa estrutura adequada ao ensino-aprendizagem.
“É muito bom, primeiro porque é ampla, temos uma quantidade de área verde que dá para os meninos utilizarem na hora do intervalo. E é bom trabalhar em um lugar reformado, bonito, que estimula os meninos. Quando a gente está em um local que é próprio para o estudo, que tem certa estrutura, fica mais fácil trabalhar e os meninos ficam mais estimulados e motivados a vir pra escola”, observa.
Quando era vereadora mirim, estudando o 9º ano na escola, em 2019, um dos requerimentos de Evelyn Milhomem foi a reforma do prédio. Depois de dois anos, a parlamentar jovem da escola CMRio, voltou à escola para prestigiar a entrega da revitalização.
“A gente sabia da necessidade que a escola tinha enfrentado na estrutura, então quando entramos no projeto um dos nossos pedidos foi a reforma e a construção da quadra poliesportiva que é uma necessidade, os alunos sofriam bastante por conta dessa falta da quadra. Hoje é muito gratificante ver a escola toda revitalizada, agora com uma maior qualidade para os alunos”, disse a jovem de 17 anos.
Os atuais alunos só comemoram a novidade.
“De verdade ficou bacana, mais moderna, uma revitalização muito boa e os alunos vão aproveitar bastante”, comenta Sara Ferreira, 14 anos, 6º ano.
“A escola era feia, agora ficou mais bonita. Trocaram as cadeiras, mais organizada”, acrescenta Lavínia Isabela Silva, 12 anos, 6º ano.
“Gostei do espaço depois que fizeram a limpeza. Antes era muito mato, as cadeiras riscadas, agora ficou mais arrumada”, reforça Geovana Ferreira, 11 anos, 6º ano.
“A escola era bagunçada, as paredes rabiscadas, agora que pintaram ficou bonita. Tô achando muito bom”, avalia Yan Arthur de Melo, 5º ano.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento / Sérgio Barros / Jordão Nunes