Gestão: Vice-prefeito participa de inauguração do Centro de Hemodinâmica do Hospital Regional de Marabá
Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (13), o setor de Hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste Dr. Geraldo Veloso. O evento contou com a participação do vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde Luciano Lopes Dias.
O novo setor de hemodinâmica vai atender pacientes nas áreas de Neurologia, Diagnóstico, Cirurgia Endovascular e, principalmente, Cardiologia. A exemplo do infarto, angina e arritmias, a maioria dos problemas cardiovasculares é diagnosticado e tratado no setor de Hemodinâmica.
Depois de traumatologia, as doenças cardíacas são a segunda maior demanda em saúde e os pacientes tinham que buscar atendimento fora do município de Marabá e agora todo procedimento será feito no Hospital Regional Dr. Geraldo Veloso.
“Hoje é um dia importante para Marabá e região, pois estamos há anos trabalhando com pacientes cardíacos com auxílio de Belém e outras cidades, porque não tínhamos tratamento aqui. Agora, o tratamento será mais perto de casa, pois evita o deslocamento do paciente com problemas cardíacos para outras cidades e para esse paciente tempo é fundamental”, esclareceu.
O investimento para instalar o novo setor de Hemodinâmica no Hospital Regional chegou a R$ 6 milhões. Deve ser realizado, em média, mais de 100 procedimentos mensais. Os equipamentos são de elevada tecnologia e p atendimento será feito por equipe médica especializada, composta por médicos, anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
“Esse é um momento ímpar para a população do sudeste do Pará. Com um aparelho desses, vamos deixar de encaminhar o paciente para outros estados ou outras cidades, pois aqui vamos poder realizar procedimentos de cateterismo e angioplastia. O equipamento de alta performance, de última tecnologia vai atender pacientes vítimas de Infarto do miocárdio e AVC (Acidente Vascular Cerebral). As pessoas serão tratadas aqui no hospital”, informou Valdemir Girato, diretor do Hospital Regional do Sudeste do Pará.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio e Emilly Coelho (Ascom Secretaria Regional)