Cidade: Representantes de 34 municípios participam de capacitação do TCM-PA em Marabá
A cidade de Marabá sedia no período de 30 de maio a 1 de junho a I Edição do Projeto ‘CAPACITação’ em 2023, evento realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), por meio da Escola de Contas Públicas Conselheiro Irawaldyr Rocha. Os debates acontecem no plenário Thiago Koch na Câmara de Vereadores e nas dependências da Secretaria Municipal de Educação e conta com a participação de representantes de 34 municípios.
Serão 21 cursos, minicursos e palestras sobre os mais variados assuntos, como gestão de recursos, transparência pública, nova lei de licitações, prestação de contas, entre outros. O prefeito Sebastião Miranda participou da cerimônia de abertura e destacou que o evento traz conhecimento para a gestão pública.
“Este é um evento de capacitação em várias áreas desde licitação, áreas da educação e inclusão. É muito abrangente e isso traz conhecimento para a região, para os gestores públicos. Marabá foi escolhida para ser o primeiro município a ser contemplado e ficamos muito felizes. Parabenizamos os conselheiros, os prefeitos e demais populares que estão participando”, destacou o prefeito.
O capacitação conta com a participação de aproximadamente 250 pessoas e além do TCM, o evento tem apoio da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Ministério Público Estadual (MPPA), Procuradoria Geral do Estado do Pará (PGE-PA), Secretaria da Fazenda do Estado (SEFA-PA) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Entre os prefeitos participantes, estava o do município de Itupiranga, Benjamin Tasca. Segundo ele, o TCM faz o trabalho de orientador, papel importante para os municípios.
“Eu acho muito importante a capacitação cuidar agora dos problemas porque depois fica muito mais difícil. É muito importante porque o tribunal é orientador. Ele vem até os municípios para orientar, então é uma questão de inteligência participar e fazer as coisas corretamente”, disse o gestor.
O conselheiro e presidente interino do TCM, Lúcio Vale, destaca o trabalho de interiorização do Tribunal, que visa levar aos municípios o conhecimento básico que vai prepará-los na melhoria da qualidade das prestações de contas e auxiliar na orientação de melhor investir os recursos públicos.
“Sabemos as dificuldades dos municípios em ter acesso às informações e temos hoje essa visão de aproximação dos municípios. Essa capacitação é também direcionada aos servidores para conhecer melhor o trabalho das prefeituras e do Tribunal de Contas”, esclarece o conselheiro Lúcio Vale.
Nesta primeira edição, servidores e gestores de 34 municípios participarão das atividades, sendo eles: Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Bannach, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Floresta do Araguaia, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Ourilândia do Norte, Palestina do Pará, Parauapebas, Pau D’Arco, Piçarra, Redenção do Pará, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, Sapucaia, São João do Araguaia, Tucumã, Tucuruí e Xinguara.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Nathália Costa