Gestão: Vila Santa Fé recebe unidade básica de saúde José Djalma Azevedo reformada

A entrega da nova UBS está prevista para quarta-feira (20)

A comunidade da Vila Santa Fé, zona rural de Marabá, distante cerca de 70 quilômetros do centro da cidade, às margens da estrada do Rio Preto, receberá a nova unidade básica de saúde (UBS) José Djalma Azevedo, completamente reformada e ampliada.

O prédio passou por uma obra geral em todos os seus setores. No projeto foi incluído um auditório para realização de palestras e outras atividades. “Todos os ambientes são novos e estão mobiliados, recepção, consultórios, a sala dos ACS [Agentes Comunitários de Saúde], regulação, triagem, farmácia, enfim, a comunidade vai receber uma UBS pronta para atender, com a dignidade que a comunidade merece ter”, disse Mônica Borchart, diretora de Atenção Básica de secretaria municipal de saúde.

Na unidade de saúde são realizadas, em média 600 atendimentos por mês, entre médico, de enfermagem, vacinas e de campanhas de saúde. Durante a obra no novo prédio, a UBS funcionou provisoriamente em um espaço cedido pelo vereador Mariozam Quintão. “Serviço de saúde é essencial, não pode parar. Hoje nossa comunidade está de parabéns, vamos ganhar uma nova unidade de saúde que vai atender a população com muito mais conforto e mais serviços, só temos a agradecer a prefeitura de Marabá”, pontuou.

No final do ano passado, a prefeitura entregou uma nova ambulância para atender a população da vila Santa Fé. Em casos mais graves, a ambulância traz o paciente direto para atendimento no Hospital Municipal. Segundo a gerente do posto de saúde, Jeane Araújo, a expectativa é grande em torno da inauguração da UBS. “Estamos ansiosos em mudar para este novo espaço, ficamos felizes porque vamos fazer um melhor trabalho para nossos usuários”, disse.

A entrega da nova UBS está prevista para quarta-feira (20), às 16 horas, com presença do secretário municipal de saúde Luciano Lopes Dias. Será uma cerimônia simples, com poucas pessoas, respeitando as normas sanitárias de segurança, para evitar a propagação do novo coronavírus.

Veja outras fotos: 

Leia mais: https://maraba.pa.gov.br/obras-vila-santa-fe-vai-ganhar-posto-de-saude-reformado-e-ampliado/

Texto: Victor Haôr
Fotos: Arquivo 

Acessibilidade