Sevop: Ginásio Poliesportivo da Folha 16 será entregue nos próximos meses
As obras de revitalização do Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, na Folha 16, na Nova Marabá, seguem agora com foco na pintura das estruturas metálicas, que dão sustentação à cobertura. A parte da arquibancada já foi praticamente finalizada para a instalação de cerca de 3 mil bancos, visando maior conforto ao público.
Segundo a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Marabá (SEMEL), os climatizadores estão recebendo manutenção, enquanto as cabines de imprensa foram finalizadas com a instalação dos vidros de proteção. Após essa etapa, se dará a instalação do novo piso emborrachado que requer maior cuidado, porém tem maior duração.
As salas que serão dormitórios, a praça de alimentação e os vestiários se encontram em estágio avançado. A expectativa é que a revitalização termine em abril, mas vai depender do andamento da etapa atual. O ginásio foi inaugurado em 2004 e, desde então, só passou por algumas melhorias. Essa é a primeira grande revitalização que o espaço recebe.
“Aqui nós já tivemos competições estaduais e a nível nacional. Aqui, a gente reflete a importância regional, e vamos voltar a ser a referência de ginásio do sul e sudeste do estado. A população de Marabá pode esperar esporte, o lazer como um todo, muito mais fortalecido”, afirma o titular da SEMEL, Thiago Miranda, enfatizando que a secretaria tem atuado no cuidado com praças esportivas, estádios e campos de futebol nos bairros.
“Nós temos esse tato, essa sensibilidade, de levar o esporte, de cuidar dos espaços dentro dos bairros e podemos aguardar uma secretaria de esporte muito alinhada com a comunidade, com a população”, reitera o secretário.
Para o titular da Secretaria de Viação e Obras Públicas de Marabá (SEVOP), Fábio Moreira, a obra está avançando e seguindo com o planejado com revitalização dos espaços internos como banheiros, arquibancadas e lanchonete, além de destacar que o ponto alto da obra é a troca total do piso.
“Então, vamos fazer a troca do piso, mas antes estamos na etapa de pintura da estrutura. Essa pintura é uma etapa que demora por causa da altura que chega a 18 metros. Então, temos que fazer com toda segurança, não podemos colocar muitas pessoas. Assim que terminar a pintura, colocamos o piso”, pontua o secretário.
As aulas de esportes e artes marciais, que ocorriam no ginásio, por enquanto, estão suspensas, outras foram transferidas para escolas e praças e retornarão quando o ginásio for entregue.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio