Sevop: Revitalizado e modernizado, Ginásio Poliesportivo Renato Veloso será inaugurado na sexta-feira (26)
A nova quadra da Escola João Anastácio também será entregue na sexta-feira, às 17 horas
Marabá vai ganhar um ginásio com piso padrão FIFA. É o Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, o popular Ginásio da Folha 16, um dos maiores do interior do estado, que, após revitalização e modernização, vai ser reinaugurado nesta sexta, 26 de maio, às 18 horas.
Neste mesmo dia, a partir das 16 horas, ocorrerá o início do Campeonato Marabaense de Futsal e Vôlei masculino e feminino. A festa contará com apresentações dos projetos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), como o Ginástica para Mulheres, Ginástica Artística, Karatê e outros projetos sociais e esportivos infantis, que acontecerão nas quadras externas e dentro do ginásio.
O secretário de Esportes e Lazer, Thyago Ferraz, afirma que a expectativa é muito boa dos esportistas de Marabá e comunidade.
“O ginásio da Folha 16 sempre foi palco de competições municipais e regionais. Esse aqui é um dos maiores ginásios do estado, então a expectativa está bem boa”, ressalta, destacando que a fase atual é de retoques finais. “Queremos entregar sexta-feira da melhor forma”, conclui.
O ginásio foi completamente revitalizado, com cadeiras esportivas e piso modular, usado nas estruturas de grandes e modernos ginásios do país e na Liga Nacional de Vôlei e Futsal. Revestimentos modulares para ginásios esportivos são pisos fabricados em módulos, cuja aplicação é feita pela montagem dessas partes que são encaixadas. A expectativa, de acordo com a Semel, é que o uso se estenda por um período de 10 anos.
Quadra de Esportes da EMEF João Anastácio
No mesmo dia, às 17 horas, será entregue a quadra esportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Anastácio de Queiróz, também na Folha 16, que atende cerca de 580 alunos.
Com dimensões de 18 metros de largura por 30 metros de comprimento e arquibancada de aproximadamente 110 metros quadrados, a obra está nos retoques finais, com a pintura da quadra e as devidas marcações.
“O novo ginásio é um sonho das professoras, das diretoras antigas e da atual também. Está todo mundo ansioso esperando essa inauguração. Os meninos, principalmente, estão eufóricos e loucos para usar. Estamos segurando para que entrem no momento certo, com tudo pronto, para que eles estejam dentro do espaço que é devido”, explica a vice-diretora Lucy Silva.
A escola começou em 1981, na Folha 27, numa pequena estrutura de madeira. Dali funcionou por um tempo na Escola Rui Barbosa, mas devido ao aumento da demanda e do número de séries, em 2010 foi implantada na Folha 16. “É uma escola muito requisitada, muito procurada, porque é bem localizada, de referência. Todo mundo quer”, ressalta a gestora.
Em 2021, a escola passou por uma reforma completa e agora a quadra foi construída. Para a inauguração é esperada uma grande participação da comunidade. “Vamos receber o espaço tão esperado pela escola e pelos meninos”, comemora.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Secom