Saúde: Projeto de Ginástica nas UBS promove qualidade de vida a pacientes e servidores
Segundo o Departamento de Doenças Crônicas da SMS, o projeto contemplou cinco UBS credenciadas pelo Ministério da Saúde: João Batista Bezerra, Marabá Pioneira; Pedro Cavalcante, Novo Horizonte; Enfermeira Zezinha, Folha 23; Maria do Bico Doce, São Félix Pioneiro; e Carlos Barreto, Morada Nova.
Maria Ceci está com um sorriso e tanto no rosto depois de participar de uma aula dinâmica de atividades físicas, com seus amigos, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria do Bico Doce, no São Félix Pioneiro. É o Projeto de ginástica nas UBS, uma iniciativa do Ministério da Saúde, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS), por meio do Departamento de Doenças Crônicas, onde os pacientes e servidores que têm doenças crônicas ou desejam evitá-las, participam, semanalmente, de atividades físicas pensadas conforme a limitação de cada um. As aulas são ministradas por um profissional de Educação Física. A aposentada de 60 anos, que participa pela primeira vez, aprovou a iniciativa e diz que não vai faltar nenhuma aula.
“É a primeira vez que eu vim e gostei demais porque acabam as dores do corpo, não maltrata a gente e é coisa que a gente pode fazer. O professor é bom demais. Não vou deixar de vir aqui e vou convidar as minhas amigas. Isso é ótimo para a saúde porque eu conheci mulheres que quase nem andavam, e hoje, com o exercício físico, estão melhores”, comenta a aposentada.
Quem também participou da aula foi José Bernabé, que mesmo com 85 anos, fez todos os movimentos ensinados pelo professor. “Eu vim por aviso da minha filha e estou achando bom demais. Quero vir sempre porque é bom para nossa saúde”, afirma o aposentado.
Segundo a coordenadora do Departamento de doenças crônicas da SMS, Lilia Moura, o projeto iniciou no dia 16 de outubro deste ano, e contemplou outras cinco UBS credenciadas pelo Ministério da Saúde: João Batista Bezerra, Marabá Pioneira; Pedro Cavalcante, Novo Horizonte; Enfermeira Zezinha, Folha 23; Maria Bico Doce, São Félix Pioneiro; e Carlos Barreto, Morada Nova.
“É um projeto onde a gente trabalha a prevenção, que é o foco da nossa atenção básica. E por isso a gente faz o convite a toda população, não necessariamente aquela que está restrita à área da UBS, mas também de outros setores. Esse projeto é destinado às pessoas com doenças crônicas, como diabéticos e hipertensos. Mas a gente também abre um leque para as pessoas que querem fazer atividade física para prevenir as doenças crônicas”, destaca a coordenadora.
Praticar atividade física é importante principalmente para a terceira idade, pois ajuda a manter a saúde física e mental, melhora a qualidade de vida, previne doenças, fortalece os ossos e músculos, além de promover o convívio social. Para as pessoas com doenças crônicas, essa prática ajuda a controlar os sintomas, melhorar a função cardiovascular, fortalecer os músculos e articulações, aumentar a resistência e promover o bem-estar geral.
“Esse projeto é muito importante principalmente para esse público que necessita da prática da atividade física, pois a gente vê que ao chegar na terceira idade, há uma certa decadência de alguns movimentos. Então, assim, a gente traz a eles vários movimentos como o alongamento, ginástica laboral, agachamento, peso, salto, um movimento de corrida, além de alguns movimentos dançantes que deixam eles mais animados ainda. São movimentos comuns e que todos eles conseguem fazer durante o seu dia a dia”, explica o educador físico do projeto, Alejandro Kanando.
Confere abaixo os dias e horários do Projeto Ginástica nas UBS:
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes