GMM: Ano de ações integradas e foco no cumprimento de medidas contra o coronavírus
“Nossa principal missão foi dar apoio a secretaria de saúde, principalmente à vigilância sanitária. As forças de segurança não pararam, foi um trabalho intenso para manter as pessoas em casa nesse período.
Inspetor Wiliscley Leão, Superintendente da GMM
O apoio às ações de saúde e a outras secretarias e órgãos de segurança pública estiveram entre as principais missões da Guarda Municipal de Marabá (GMM), em 2021, conforme o balanço feito pelo superintendente da GMM inspetor Wiliscley Leão. Ele observa que o ano atípico de pandemia, exigiu ações da GMM de forma integrada a outras forças de segurança, no cumprimento de decretos municipais, por vezes para garantia do isolamento social, outras para o cumprimento de medidas de prevenção contra o coronavírus, no resguardo a segurança dos agentes públicos em suas funções.
“Nossa principal missão foi dar apoio a secretaria de saúde, principalmente à vigilância sanitária. As forças de segurança não pararam, foi um trabalho intenso para manter as pessoas em casa nesse período. Com a flexibilização do comércio tivemos de acompanhar a fiscalização em filas de banco, lotéricas, tivemos muito trabalho para tentar organizar filas da caixa econômica. Com a volta da normalidade retomamos as fiscalizações cotidianas, o apoio à postura, a Semma, ao DMTU no combate ao transporte clandestino”, enfatiza o comandante.
Só no primeiro semestre de 2021, a GMM teve 413 ações diretas no município. Em operações conjuntas com a Divisa, Polícia Militar, DMTU e Polícia Civil, a Guarda Municipal participou de 70 operações resultando em 289 estabelecimentos fiscalizados e orientados em toda a cidade. Outra área que contou com o apoio da GMM foi ambiental. Junto à Semma e a Polícia Civil foram realizadas 84 operações. No período foram registradas 547 denúncias de poluição sonora, com 60 notificações, 04 apreensões de veículos com som e 02 caixas de som amplificadas.
Em apoio a eventos e órgãos municipais foram contabilizados um média de 100 atendimentos no primeiro semestre. Quanto às casas de saúde, os agentes acompanharam 15 ações, incluindo a contenção de pacientes com deficiência mental. Mas também teve acompanhamento da GMM em outras frentes, como campanhas de vacinação, operações de veraneio e procedimentos de boletins de ocorrências na delegacia, foram 11.
Avanços
O Inspetor Leão observa que 2021 abriu novos tempos para a Guarda Municipal com formações, capacitações, a exemplo do curso de atualização de tiro, cumprindo assim a última etapa exigida para o porte legal de arma. Atualmente os agentes utilizam armas não letais, de choque, em suas operações.
“A gente deu entrada na Polícia Federal e estamos aguardando. Algumas pessoas pensam se é viável ou não, mas para nós que trabalhamos com segurança fica difícil atender a população no caso de assalto, por exemplo, se o meliante tiver armado, a Guarda Municipal ficará impossibilitada de ajudar, né. Então, estamos preparados aguardando o processo. Nós recebemos novas pistolas de choque no início do ano, além de gás de pimenta, que ajuda bastante. Todas as nossas viaturas estão equipadas com rádios de comunicação, e a torre que vai atender a secretaria de segurança como um todo, está entrando em fase de teste. Tivemos aquisição de uma área para o canil, temos 3 cães, no loteamento Cidade Jardim e os trabalhos estão iniciando” ressalta Leão.
Uma expectativa para 2022, de acordo com Leão, é o funcionamento do Centro de Operações para o monitoramento por meio de câmeras instaladas pela a cidade, inclusive com a possibilidade de leitura de placas de veículos, o projeto está em andamento. Outra expectativa é a formação da segunda turma da Guarda Municipal, ao todo, foram convocadas 30 pessoas do último concurso que já passaram pelas etapas exigidas e estão apenas no aguardo do curso de formação.
Outras ações: GPA, Patrulha Maria da Penha, Ronda Escolar e Canil
Na estrutura da GMM, a instituição conta com grupamentos específicos que fazem toda a diferença no serviço prestado no município. De acordo com o Inspetor Leão houveram ações pontuais com apoio do grupamento de preservação ambiental no combate a piracema. A operação resultou na apreensão de 295 quilos de peixe, 4.120 metros de rede, 105 metros de espinhel e ainda tarrafas de número 4. Por outro lado, o GPA também atuou no combate aos maus tratos de animais, apurando 6 denúncias, também no resgate de 10 curiós, 3 galegas, 1 trinca-ferro, 2 alçapões e 1 garrincha.
Em um trabalho educativo e preventivo, a GMM panfletou sobre os riscos do uso de cerol pelos saltadores de pipas, mas também retirou das ruas diversos carretéis de linha chilenas e com cerol, ao todo foram apreendidos cerca de 4 mil metros, sendo 102 tubos, 11 carretéis e ainda 143 pipas apreendidas. O 153 também ajudou nas denúncias registrando 53 no total.
Ainda em relação ao 153, canal de atendimento da GMM, em 2021, apenas no primeiro semestre foram contabilizadas 423 denúncias. Dentre outras, a ênfase é para a poluição sonora e uso de pipas com cerol. Por sua vez, a Ronda Escolar registrou 5 ocorrências em estabelecimentos escolares, vale ressaltar que a instituição mantém parceria com a escola municipal Cristo Rei, no projeto Ordem Unida.
O canil da GMM tem sido parceiro de forças de segurança como a PRF, PC, PM, PF, e EB atendendo 15 ocorrências de trânsito, 66 operações com o grupamento ambiental, e 60 isoladas com o grupamento de operações com cães. O resultado das ações do canil foi a apreensão de 171 quilos de drogas, causando prejuízo de 16 milhões de reais ao tráfico de drogas. Os agentes do canil participaram e promoveram cursos para agentes de estados como o Pará, Maranhão e Tocantins. Em Parauapebas e Castanhal, foram 50 agentes participando de palestras do grupamento do Canil da GMM.
A Patrulha Maria da Penha com grupamento alocado no prédio do Propaz em Marabá, tem desempenhado um papel fundamental e essencial na proteção de vítimas de violência doméstica. Foram 74 acompanhamentos de medidas protetivas, até os primeiros seis meses do ano, incluindo encaminhamentos para atendimentos psicológicos e jurídicos.
Confira a galeria de imagens:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Divulgação