Segurança: Guarda Municipal de Marabá recebe capacitação para porte de arma de fogo
Os agentes da Guarda Municipal de Marabá (GMM), departamento da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), estão passando pela qualificação profissional “Armação, Munição e Tiro”, para a habilitação ao porte de arma de fogo. O curso é ministrado pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), por meio de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).
A capacitação é dividida em duas turmas. A primeira, com 40 agentes, vai até 30 de novembro, e a segunda, com 37 agentes, iniciará em janeiro de 2024. As aulas teóricas são ministradas por três servidores do IESP, o instrutor teórico e o monitor das aulas práticas, profissionais vindos de Belém, por meio da SEGUP. Em seguida, os agentes receberão aulas práticas com todos os requisitos de segurança necessários.
De acordo com o representante do curso pela IESP, Tenente Lúcio Mauro dos Santos Costa, supervisor do curso de Armamento e Tiro, a capacitação é necessária por conta da regulamentação da Portaria 9, estabelecida pela Polícia Federal, onde é determinado à toda a Guarda Municipal, obrigatoriamente, o currículo de formação da disciplina de armamento e tiro, de no mínimo 100 horas, para ter acesso à habilitação ao porte de arma institucional.
“A partir do momento que a gente consegue massificar essa questão de segurança teórica, aí eles começarão a ter o contato com o armamento, manipula, ver como é que faz o desmonte, como faz o desmonte para a manutenção, os procedimentos para repasse de armamento, de municiar, de sacar, ou seja, todas aquelas situações para salvaguardar a segurança do guarda e da comunidade ao entorno. Junto a esse porte institucional, nós também temos a complementação de armas longas que são as espingardas, dentro da legislação da Polícia Federal. O instrutor teórico tem que acompanhar o monitor, que é aquele outro docente para o momento das aulas práticas, das demonstrações, no estande de tiro, com toda aquela questão de segurança que é cobrada dentro das legislações exigidas pela PF”, esclarece o tenente.
Para o Coordenador da GMM, Inspetor Williscley Leão, a qualificação irá promover ainda mais eficácia ao trabalho realizado pelos agentes da Guarda. “Hoje, as pessoas clamam por segurança. A sensação de insegurança na rua é grande. Aqui no município de Marabá, por exemplo, a Guarda Municipal tem diversas atribuições. As nossas Secretarias, como a Postura e a Semma, por exemplo, precisam do nosso apoio nas fiscalizações etc. Além disso, os agentes do DMTU, em muitas situações na rua, precisam de nossa ajuda. Então, esse curso vai nos habilitar à utilização do porte de arma, uma necessidade para qualquer agente de segurança”, enfatiza o coordenador.
Com mais de 10 anos na profissão, a inspetora Andréia Chaves afirma ser uma conquista para a categoria, já que os agentes atuam em frentes de serviços em prol da segurança nas fiscalizações e operações integradas.
“A gente conseguiu esse convênio com a Polícia Federal, na atual gestão, e vai ser de extrema importância porque a população precisa ter um agente de segurança preparado. E nós, como agentes de segurança, também precisamos estar com o nosso instrumento de trabalho, para que a gente possa passar essa segurança para a população também. É necessário que a gente tenha essa capacitação, para o manuseio correto deste instrumento”, declara.
Com 77 servidores atualmente, a Guarda Municipal atua na proteção municipal preventiva, por meio da presença e patrulhamento ostensivo. Os agentes são responsáveis por defender o patrimônio municipal, composto, por exemplo, por praças e monumentos, bem como zelar pelo bom convívio social em ambientes públicos.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes