GMM: Cães da Guarda fazem nova apreensão de drogas
Na tarde deste domingo (22), uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o Grupamento de Operações com Cães da Guarda Municipal de Marabá (GOC) resultou na apreensão de 38 quilos de entorpecentes, que estavam em um veículo vindo de Rondônia.
A abordagem foi realizada na BR-155, uma rota conhecida pelo tráfico de drogas. O motorista abordado já tinha passagem pela polícia e apresentou uma certa inquietude. Inicialmente, os agentes da PRF não encontraram entorpecentes. Diante disso, o Canil da GMM foi requisitado.
Os cães farejadores Zyah e Drayka logo encontraram os tabletes de drogas na longarina do carro, localizada em cima do chassi. Foram localizados 37 quilos de cocaína e 1 quilo de crack. A ação começou às 13h30 e terminou por volta das 22 horas com o condutor recebendo voz de prisão e sendo conduzido para a delegacia pelos agentes da PRF.
Ao todo, a ação contou com dois guardas do Canil e três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “O canil da GMM iniciou em 2013 com foco no combate ao tráfico de drogas, mas realizamos também rondas e palestras socioeducativas. Temos intensificado nossas ações com outros órgãos de segurança como a PRF. Por meio dos cães temos conseguido bons resultados”, pontua o Guarda Lourenço, coordenador do canil da GMM.
Além dos cães Zyah e Drayka, que atuam no combate ao tráfico de drogas, o Canil conta com Sadan no patrulhamento de áreas.
No mês de julho, os cães apreenderam 70 quilos de entorpecentes.
Serviço
Os telefones para realizar denúncias: 153 (GMM) e 190 (Polícia Militar).
Texto: Ronaldo Palheta