GMM: Cães farejadores encontram mais de 70 quilos de cocaína
Somente no período de veraneio, o canil acumula em apreensão 150 kg de drogas
Os cães farejadores Ziah e Drayka do Canil da Guarda Municipal de Marabá (GMM), guardas especiais no auxílio de busca e combate ao tráfico de drogas, ajudaram a encontrar, neste sábado (17), 74 quilos de cocaína. A Guarda Municipal foi acionada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), onde foi abordado um veículo vindo de Ji-Paraná, Rondônia, na BR 155, km 340, próximo ao município de Marabá. Após cinco horas de trabalho, a droga foi encontrada embaixo da carroceria do veículo.
O comandante do Canil da Guarda Municipal de Marabá, guarda Elder de Souza Lourenço, ressalta que após ser abordado o indivíduo, que já tinha passagem pela polícia, pelo crime de tráfico de drogas, estava sob suspeita dos policiais e guardas. O carro foi levado ao Canil da GMM, onde os cães Ziah e Drayka identificaram na parte debaixo da carroceria a presença de entorpecentes. “Usamos de ferramenta para desmontar a carroceria, e ao final foram identificados 74 quilos de cocaína, avaliada em 8 milhões e 300 mil reais”, explica Lourenço.
Somente no período de veraneio, o canil acumula em apreensão 150 kg de drogas, perfazendo 12 milhões de prejuízo ao tráfico em Marabá. “Trabalhamos no intuito de contribuir com outras instituições em operações e não de forma isolada, coordenando suas operações próprias. Para nós é uma alegria que esses cães sejam empregados nas operações. Resultado do que vem adquirindo nos treinamentos, a brincadeira, trabalhando de forma alegre, os cães são parceiros do dia a dia. Somando mais um agente ao nosso efetivo”, frisa.
Lourenço apela para que a sociedade continue realizando as denúncias, uma vez que, sem as denúncias nada disso seria possível. “Menos drogas colocadas na cidade, mais vidas sendo salvas, todos podem contar com a GMM, através do telefone 153”, comenta o comandante do canil.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Divulgação e Aline Nascimento