GMM: Cães guardas auxiliam as forças de segurança
Com três cães da raça Pastor Belga de Malinois treinados, a Guarda Municipal de Marabá (GMM) mantém um canil atuante, que se tornou referência no Pará e até para outros estados brasileiros. Os cães Zyah, Drayka e Sadham são guardas especiais que não só auxiliam as forças de segurança, a exemplo, das Policias Federal, Rodoviária Federal, Civil, e Militar e Exército Brasileiro no combate ao tráfico de drogas, mas também são empregados em ações sociais aproximando a GMM da população.
“Já atuamos no Pará, Tocantins e Maranhão com os cães. Ao todo já fizemos mais de uma tonelada de apreensão de drogas em oito anos de atuação e, no ano passado, o canil ajudou na localização do taxista desaparecido na mata por seis dias, em um trabalho que chamamos de busca e resgate”, destaca Elder de Souza Lourenço, comandante do Canil da GMM sobre o trabalho dos farejadores.
Só neste mês de junho com o serviço dos cães da guarda, em apoio à PRF, foi apreendido mais de 20 kg de pasta base avaliada em R$ 2.5 milhões de reais, escondido em um fundo falso de uma pick-up. O canil ainda auxiliou à PM na apreensão de 4.5 kg de maconha escondidos em uma veículo tipo van, nas bagagens pertencentes à um passageiro, na vila Sororó. Atuou também no aeroporto em parceria com a Infraero e Polícia Federal.
No canil, que já funciona há oito anos no município, os cães são treinados para detecção de drogas, de armas, busca e captura, bem como, realizar a guarda do patrimônio e proteção dos agentes. De igual forma, realizam rondas preventivas em logradouros públicos, trabalho socioeducativo com crianças e adolescentes por meio de palestras e apresentações. Daí a importância do treinamento dos cães diariamente.
“Eles recebem treinos rigorosos de obediência básica e avançada, treinos para detectar armas e drogas, treinos para guarda e proteção, que é o de mordida. Realizamos ainda os treinamentos reais fora do canil, como em rodovias e praças da cidade, e a parte física, como passeios, corridas e a parte de natação nos rios”, enfatiza Lourenço.
Cuidados especiais
Para manter os animais saudáveis, os cães recebem cuidados 24 horas. Por isso, sempre são acompanhados, por meio de vídeo monitoramento e atendimento veterinário. Os cuidados com a alimentação é outro fator importante. A dieta é balanceada e inclui suplementação, vitaminas, ração de qualidade, assim como medicações quando necessárias sob orientação veterinária.
Cão Zyah
O cão mais experiente do canil é o Zyah, que já completou 7 anos no canil. Ele já foi destaque nos cursos de intervenção com cães, operações com cães, cães de polícia e curso internacional de cães de polícia, chegando a viajar pelos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e por municípios no próprio Pará.
Cursos
O efetivo do canil é composto por cinco agentes, que recebem capacitação periodicamente. Outro destaque do efetivo do canil é a promoção de cursos aos profissionais de segurança, relacionado ao emprego do cão de polícia. A GMM já realizou duas edições de operações com cães, sendo a primeira, em 2018 e a outra em 2020.
“Todo ano nossos agentes recebem qualificação, em cursos realizados fora da cidade. Um exemplo recente foi quando, em fevereiro, fomos ao Maranhão no SENARC [Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico]. Um curso com a duração de 15 dias. Também somos solicitados por outras instituições para ministrar cursos na área”, ressalta o adestrador.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Divulgação GMM /Arquivo