GMM: Grupamento de Operações com Cães atua 24 horas nos cuidados com os animais
O canil da Guarda Municipal de Marabá (GMM) completou 10 anos em fevereiro e agora está em no novo espaço próprio, localizado no bairro Cidade Jardim, núcleo Nova Marabá, que ainda recebe os últimos ajustes como a fachada, a construção do setor administrativo, depósito, expansão do alojamento, espaço para veterinário e estacionamento. O objetivo do departamento é potencializar o serviço na segurança pública.
No local, residem cinco animais da raça Pastor Belga de Malinois que atendem pelos nomes de Zyah, que está em processo de aposentadoria; Taurus, Drayca, Sadan, Xena e dois filhotes que estão em fase de testes. Os cães são usados em apresentações sociais em escolas para conscientização dos jovens contra o crime, patrulhamento diários em praças, orlas, em lugares de grande fluxo de pessoas e no combate ao tráfico de drogas.
Os cachorros são treinados para obedecer aos comandos do condutor, como nos casos de detecção de drogas e armas e recebem treinamentos de proteção, no qual são preparados para fazer intervenção ou imobilização de algum indivíduo suspeito.
Oito guardas são responsáveis pelos cuidados e treinamentos dos cachorros, o Grupamento de Operações com Cães (GOC). Eles se dividem em três equipes, que se revezam a cada 24 horas, como explica Elder Lourenço, coordenador do canil.
“Os cães têm cuidados 24 horas. Somos três grupamentos e atuamos nos cuidados pela manhã, de tarde, de noite e de madrugada. Os cuidados com eles incluem uma alimentação balanceada, o local deve estar sempre limpo, dar banho, levar ao veterinário, fazendo sempre as observações necessárias e passando as informações ao veterinário. Eles têm as atividades deles aqui dentro, como treinamento, mas também têm um trabalho bastante ativo fora daqui, em rondas, em apoio a outros órgãos de segurança”, frisa.
Lourenço ainda relata que é um trabalho árduo, em que são traçados perfis de profissionais indicados para trabalhar com cães. “Eles precisam gostar de cachorros, ter esse amor pelos animais porque é um trabalho que exige bastante dedicação. Quando entrei na guarda, eu escolhi ser, então me qualifiquei para isso e posso dizer com prazer que eu fui um dos fundadores do grupamento, que se iniciou em 2013. É algo que a gente faz com prazer, com amor. Quando a gente faz algo que a gente gosta, o tempo voa. Deixa de ser um trabalho para ser algo que a gente em satisfação em fazer e isso vem dando frutos”, comenta.
Outro guarda que é responsável pelos cuidados com os animais é Paulo Henderson de Sousa, que já trabalha no canil há quatro anos. “Nosso trabalho começa às 7 horas de um dia e vai até às 7 horas do outro. Atuamos na limpeza das baias, assistência de todas as formas, colocação de água potável e alimentação. Ainda pela manhã fazemos atividades físicas para deixar o cão com condicionamento adequado para suas atividades”, explica.
Paulo conta que quando são solicitados para alguma ação externa, eles mesmos preparam os cães com todos os aparatos e saem com eles para a rua, na viatura com compartimento separado para o animal. “Saímos com eles quase todos os dias para fazer segurança em escolas, praças e assim por diante. Todo dia saímos com um cão diferente”, elucida.
Ele relata que não fazia parte do grupamento do canil e foi indicado pelos bons serviços prestados na guarda municipal. “Estar aqui hoje é muito satisfatório. Passei por um treinamento intenso, com muito treinamento físico, muitas aulas. Fico sem palavras. A gente acaba tendo apego e amando o que a gente faz”, pontua.
Eduardo de Riz também faz parte do grupamento há sete anos e afirma que é um serviço gratificante, apesar de ser trabalhoso. “É para quem gosta. Você lidar com cães não é fácil, é um sacerdócio, é um paciente seu e você tem que estar 24h à disposição deles. Qualquer coisa que acontecer, a responsabilidade é nossa. A gente gosta de trabalhar com eles, estar junto deles”, conta.
Herton Pereira ainda é novato na equipe. Ele está no canil há três meses e afirma que tem aprendido muito sobre os cuidados com os animais. “Eu já tinha feito o curso antes, mas minha experiência está sendo aqui e foi aqui que aprendi o que é realmente lidar com um cão. Os parceiros passam todo o conhecimento para nós novatos. Para mim é motivo de felicidade estar aqui. Sempre gostei de cachorro e aqui mais ainda”, comenta.
A GMM conta com a parceria de diversos órgãos de segurança como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Exército Brasileiro e Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI).
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Secom