GMM: Conclusão do curso de Direitos Humanos dos Guardas Municipais fortalece segurança pública
Na manhã de sexta-feira, 9, Guardas Municipais do Pará finalizaram um curso voltado aos Direitos Humanos. Trata-se da Jornada Formativa organizada pela Secretaria de Estado e Articulação da Cidadania (Seac), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Federação Paraense de Guardas Municipais (Fepeguam), que teve a duração de 5 dias e ocorreu no auditório da Delegacia Geral de Polícia Civil. A formação é voltada ao fortalecimento das Guardas Municipais do Estado e faz parte da Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (Peosp).
“Hoje nós estamos encerrando um curso de Direitos Humanos, promovido pelo Governo do Estado do Pará, organizado pela Seac. Agradecemos muito o apoio do comando da Guarda Municipal e da Prefeitura Municipal de Marabá por ter enviado representantes a esse curso. Essa nossa relação é uma política de Estado. A consistência de apoio vem crescendo muito por parte do Governo Estadual, então queremos dizer, que os mais de quatro mil guardas do Pará já estão começando a falar a mesma língua no que tange às atribuições das Guardas Municipais na Segurança Pública”, salientou Esaú Cunha, Presidente da Fepeguam e Guarda Municipal de Belém.
O Secretário Estadual Adjunto de Segurança Pública, Luciano de Oliveira, disse que faz parte do atual governo qualificar as Guardas Municipais e equipa-las, para que tenham maior protagonismo na segurança pública.
“A gente trabalha no sentido de trazer os órgãos municipais de segurança, com destaque para as Guardas Municipais, um protagonismo e integração no Sistema de Segurança Pública. Neste contexto, já implementadas na Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública que é única em todo o Brasil, essa política vem dividida em eixos. Um deles é o da qualificação profissional, oferecimento de cursos, nossos títulos de segurança. Outro eixo é o logístico, repasse de material, de rádio comunicador, inclusive armamentos, viatura e uso de sistemas informatizados. Tudo para a gente trazer e fazer com que os órgãos municipais evoluam junto com os órgãos estaduais que também estão com investimento forte e uma voz muito significativa”, pontuou.
O Instrutor Jaques Ferreira, Guarda Municipal de Fortaleza (CE), ex-membro do grupo técnico da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que criou a lei Federal 13.022/14 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), falou sobre o momento histórico deste pacto federativo.
“Quero primeiramente agradecer ao Governo do Estado pela parceria, momento histórico para o Brasil, esse pacto federativo sendo específico entre o governo do estado do Pará e as Guardas municipais. Pelo meu conhecimento não existe em outro lugar do país, então é de suma importância, para a diminuição da violência. Quero agradecer esse evento que foi uma semana de oficinas de formação com os Guardas Municipais. Dou ênfase e parabenizo os organizadores, os guardas municipais pelo movimento ao debate responsável e engrandecedor. Sairemos com grandes perspectivas desse movimento de guardas, a ideia é que a gente possa passar toda informação possível, tecnicamente ao conhecimento e historicidade das guardas municipais”, destacou.
Texto e Fotos: GM Bruene Wilis