GMM: Grupamento de Operações com Cães atua na apreensão de entorpecentes
O Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal de Marabá (GMM) realizou importantes ações nos primeiros meses de 2022. De acordo com o relatório, o canil realizou 17 operações integradas com outros órgãos de segurança como Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Exército.
Nas operações desse período foram apreendidos 25 kg de entorpecentes, além da realização de buscas em domicílios e veículos. Outros dados dizem respeito à vistoria realizada pelos cães farejadores em mais de mil bagagens. Com a atuação do agrupamento também foram apreendidas armas de fogo, munições e veículos foram recuperados.
Um dos focos do grupamento no início deste ano foi a manutenção da ordem e segurança dos abrigos que acolheram as famílias atingidas pela cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas.
As ocorrências foram diversas entre atendimento de violência contra a mulher, poluição sonora, acidentes de trabalho, blitz e combate ao tráfico de drogas. As ações ocorreram em vilas próximas à cidade, terminais rodoviários, praças e abrigos.
Outra frente de trabalho importante do canil inclui a área social, com trabalhos nas escolas, levando os cães para um contato mais próximo com as crianças e através de palestras educativas.
O Canil fundado em 2013 atualmente conta com cinco agentes e três cães: Zyah, Drayka e Sadham, da raça pastor belga de Malinois. Os cães são treinados para realizar a detecção de drogas e armas, além das atividades na guarda e proteção.
“Os treinamentos são realizados todos os dias, com simulações de situações reais mais próximas da realidade. O profissional tem contato com os cães por 24 horas, em escala de revezamento, criando um vínculo de amizade. Os cães possuem atendimento veterinário e todos os cuidados necessários, atuando nas rondas e operações, em média 8 horas por dia”, explica Elder Lourenço, Comandante do Grupamento.
Segundo o Comandante, o Canil ajuda a otimizar os trabalhos da Guarda Municipal e demais órgãos de segurança com atividades que apenas os cães são capazes de realizar com agilidade e olfato aguçado.
“A tendência é que aumente ainda mais as fiscalizações e que seja intensificado o trabalho junto à sociedade através das apresentações e palestras educativas, pois acreditamos que, nesse sentido, também contribuímos para que muitos jovens não entrem no mundo do tráfico”, finaliza.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação