GMM: Guarda participa de ações integradas de fiscalização e atende denúncias durante o fim de semana

(17 de dezembro de 2020)

De sexta a domingo foram atendidas 8 denúncias de poluição sonora realizadas através do telefone 153, em conjunto com a Semma, as quais foram atendidas e resolvidas no local, com orientações educativas.

No último fim de semana (10 a 13 de dezembro) a Guarda Municipal de Marabá (GMM) atendeu diversas ocorrências no município. Também foram realizadas rondas por toda cidade, apoio em ações ambientais e o lançamento oficial dos Teatro de Fantoches da GMM.

Na quinta-feira (10) a guarda deu apoio a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) na notificação de obras sem regularização que que ocorriam na Velha Marabá. No mesmo dia os agentes também foram solicitados no HMI devido a uma pessoa que se encontrava alterada no local. Tudo foi resolvido pacificamente.

Ainda na quinta-feira a Guarda participa de ações da Operação Festas Segurasque conta com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, DMTU e Patrimonial. A operação ocorreu das 8h às 22h em todos os núcleos da cidade, incluindo São Félix e Morada Nova. A ação visa garantir a segurança dos trabalhadores e consumidores durante o período de grande fluxo no comércio.

Na sexta-feira (11), no auditório do Cine Marrocos, a GMM realizou o lançamento do Teatro de Fantoches, que servirá para dar palestras educativas nas escolas do município. Os temas abordados serão drogas, bullying, gravidez na adolescência, entre outros.

Durante o período noturno os agentes participaram de operação integrada pela cidade com os outros órgãos de segurança do município. Também foi dado apoio ao Departamento de Vigilância Sanitária (Divisa) que resultou na interdição de um estabelecimento que descumpriu as regras de isolamento social referente a pandemia de Covid-19.

Durante o fim de semana foram atendidas 8 denúncias de poluição sonora realizadas através do telefone 153, em conjunto com a Semma, as quais foram atendidas e resolvidas no local, com orientações educativas. Também foram atendidas demandas denunciadas na Folha 28 e outra de um ambulante causando tumulto em via pública. Ambos os casos foram resolvidos apenas com conversas e orientações, sem maiores problemas.

Durante toda a semana foram realizadas rondas nas praças e vias públicas da cidade, Orla de Marabá, Hospital Municipal, Hospital Materno Infantil e na rodoviária do KM6. No domingo também foram realizadas rondas nas feiras da Laranjeira, Folha 28 e Feira do Pôr do Sol.

Meio Ambiente

O Grupamento Ambiental da GMM também realiza patrulhamento em São Félix, Morada Nova e nos Residências, Tiradentes, Jardim do Éden e Tocantins. Também foi realizada a fiscalização, em conjunto com Secretaria de Meio Ambiente (Semma), do período de defeso da Piracema. As ações ocorreram tanto por terra, vicinais e Rio Tocantins. Também foi prestado apoio a Semma nas denúncias de poluição sonora.

Para pedir apoio da Guarda Municipal, utilize o número 153.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação