GMM: Ronda Escolar garante mais segurança a alunos e professores
Desde 2013, a Guarda Municipal de Marabá (GMM) atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação por meio da Ronda Escolar, que busca garantir mais segurança para os alunos das escolas públicas da cidade.
A GMM faz o monitoramento das escolas, realiza palestras e dialoga com a comunidade. “Os agentes atuam em viaturas e motos e fazem as rondas, passando nas escolas para ver se está tudo certo. Quando tem chamado, vamos às escolas que estão precisando”, explica o Inspetor Wiliscley Leão, Superintendente da GMM.
A GMM tem o canal telefônico 153 para onde são comunicadas as ocorrências, mas os diretores também possuem o contato pessoal para chamar os agentes, quando necessário. “Em breve, estaremos com telefones corporativos para que possam entrar em contato, por Whatsapp, diretamente com o número da guarda”, completa.
Segundo a diretora da Escola Paulo Freire, Andréia Rodrigues Moura, a ronda é uma parceria importante, contribuindo com informações sobre segurança, violência, comportamentos adequados, patrimônios públicos e outros. E com isso, os alunos possam compreender a responsabilidade deles com esse patrimônio e diminuir a violência, bem como ajudando a evitar brigas e uso de drogas. “Importante que eles vejam que a ronda está não como aquela que vem atacar, mas que vem como parceira para informar e contribuir com o seu papel”, explica a diretora.
Segundo o superintendente da GMM, os casos mais comuns são de desentendimentos dentro da escola, que acabam indo para fora do ambiente escolar. “Fazemos a dispersão, abordamos os envolvidos e levamos para os professores, diretores para fazerem o registro e tomarem a atitude administrativa da escola. Viemos para dar esse suporte”, acrescenta o Inspetor Leão.
A estudante Danyele da Silva Saraiva, 15 anos, afirma que a presença da guarda aumenta a sensação de segurança na escola. “Com a ronda, diminuem as brigas. O número de alunos que fumava nas ruas diminuiu e pararam muito. Me sinto mais segura com a presença deles ali. É muito bom quando eles passam por aqui, até os pais se sentem mais seguros, mandando os filhos para escola”, conclui.
Entre as ações da ronda estão palestras de conscientização com os estudantes e o trabalho lúdico com o teatro de fantoches. O projeto contempla principalmente o público entre 0 a 12 anos incompletos. Para as idades mais avançadas, a GMM tem uma série de palestras padronizadas, conforme planejamento.
O projeto de Ronda Escolar foi concedido, por meio da Emenda Impositiva 06.542.0104/ 2239, do parlamentar Miguel Gomes Filho, com o nome “Aprender com a Guarda Municipal é Legal”.
Contato da GMM 153
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio