Seaspac: Alunos da Escola Rui Barbosa recebem orientações de Prevenção a Gravidez na Adolescência
Nesta quinta-feira (9), as ações da “Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência: Impactos na Família e na Sociedade”, aconteceram na escola Rui Barbosa, na Vila Murumuru. 27 alunos do sexto ao nono ano participaram da programação.
A palestra foi ministrada pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Bahia, com os profissionais do Programa Criança Feliz da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac).
“É um imenso prazer abordar esse assunto que é nossa realidade. Quando recebi o convite para abraçar essa causa, já buscamos parceria com a escola, para trazer aos nossos adolescentes essa prevenção”, comenta o gerente da UBS Maria Bahia, Welder Viana.
Na palestra, foi explicado para os alunos sobre o funcionamento do corpo, as consequências de uma gravidez precoce, os métodos de prevenção e o funcionamento da rede de saúde do município, caso a gravidez venha a ocorrer.
“Mostramos para eles a realidade sobre o corpo, mas focando principalmente na prevenção, mostrando os métodos contraceptivos. Destacando também que caso venha ocorrer, a UBS dá todo apoio, faz o acompanhamento (pré-natal). Se necessário, disponibiliza o acompanhamento do psicológico”, destaca.
A professora de ciências da escola, Clarisse Benedik, destaca a importância da ter esse debate com os alunos dessa faixa etária. “É muito importante, pois além de trazer aspectos relacionados à prevenção da gravidez na adolescência, abordou-se fatores relacionados à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e planejamento familiar. Vindo somar com trabalho social que já buscamos desenvolver aqui em sala de aula”, acrescenta.
Entre os principais pontos ressaltados, durante a programação, estão questões que afetam diretamente a vida das adolescentes, como a evasão escolar, riscos à saúde, ruptura do colo do útero, mortalidade materna, nascimento prematuro, aborto natural, trabalho precoce, carreira e futuro.
O aluno Kauê Viana Santos, 14 anos, conta o que aprendeu durante a ação. “Devemos entender e nos prevenir sobre isso. Eu aprendi que devemos ter mais atenção porque são coisas que podem impactar nossa vida para sempre. O bebê também pode ser prematuro. E que o homem também tem responsabilidade nestas questões”, explana o estudante.
A Kemilly Arruda dos Santos, 11 anos, também diz ter aprendido mais sobre o assunto. “Aprendi que é importante prevenir e se cuidar. Ajuda a evitar doenças, gravidez e outras coisas indesejadas na nossa idade”, comenta.
A programação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez está sendo realizada em escolas, Unidades Básicas de Saúde e Centros de Referências de Assistência Social do município. O diretor técnico da Seaspac Luis Silva esclarece que, na quinta-feira (8), foram realizadas ações na Escola Pedro Perez, em Morada Nova, e na quarta (7), ocorreu na Vila Espírito Santo. Nesta sexta, dia 9, as UBS Carlos Barreto, em Morada Nova, e Hiroshi Matsuda, na Folha 11, também receberam as ações, às 8h e 9h, respectivamente.
Ele ressalta também que mesmo, com o fim da semana, ações vão sendo realizadas durante todo o mês. “Nosso atendimento já chegou no São Félix Pioneiro também e, durante todo mês, iremos continuar desenvolvendo a temática na zona rural. Em especial na região do Rio Preto, junto ao Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Marabá (CMDCA), trabalhando nas escolas também que são nosso público-alvo”, ressalta.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aiteti Gavião