SSAM: Grotas e bueiros em permanente limpeza
A semana começou com muito trabalho para as equipes de limpeza de grotas e bueiros do SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá). Nesta segunda-feira (6), uma equipe realizou a limpeza de uma galeria na Folha 31, nas proximidades da Rodovia Transamazônica.
No local, de acordo com os técnicos da equipe, num levantamento preliminar, foram retiradas cerca de dez toneladas de entulho. Um morador que pediu para ter sua identidade preservada, informou que o material se acumula em razão dos próprios moradores despejarem o lixo na galeria.
Segundo Odilon Siqueira, Coordenador da Limpeza Pública, muitas pessoas ainda não acompanham as orientações do SSAM sobre o destino legal do lixo produzido e acabam despejando nos bueiros e grotas pela cidade, resultando em alagamentos de ruas.
“É um trabalho ininterrupto, porém temos que contar com apoio da população em não jogar o lixo nas galerias, pois os problemas com possíveis alagamentos são enormes. Por semana, aproximadamente, retiramos dos bueiros e grotas pela cidade, algo em torno de 20 toneladas de entulho”, informou Odilon Siqueira.
Outra equipe realizou a limpeza de uma galeria no bairro Bom Planalto, na rua do Arame, local de frequentes alagamentos. De acordo com Odilon Siqueira, no local foi feita uma abertura maior do canal para facilitar o escoamento da água pluvial.
O SSAM orienta a população sobre a importância do armazenamento e destino correto do lixo produzido e ficar atento ao horário da passagem do caminhão coletor no seu bairro, bem como a população não descarte seu lixo em locais inadequados e contribua com uma cidade cada vez mais limpa.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Wilielton Cardoso