GUARDA MUNICIPAL DE MARABÁ TERÁ GRUPAMENTO PARA TRATAR EXCLUSIVAMENTE DE CRIMES AMBIENTAIS
A solenidade inaugural do I Curso de Formação em Proteção Ambiental (CFPA) da Guarda Municipal de Marabá –GMM, acontecerá nesta segunda-feira (10), ás 14h no auditório da Oab, e contará com a presença de diversas autoridades.
O objetivo é formar um Grupamento específico afim de capacitar e proporcionar aos guardas municipais noções e ampliação de seus conhecimentos e habilidades à execução das atividades da proteção ambiental, internalizando valores técnicos-doutrinários em relação aos procedimentos operacionais especializados na proteção dos recursos naturais, desenvolvendo ações de preservação, prevenção, repressão aos crimes ambientais e ampliar políticas de sustentabilidades.
A Lei Municipal 17.361 que cria a guarda municipal de Marabá, art.3°, inciso IV VII, compete a GMM, proteger o “patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, inclusive adotando medidas educativas e preventivas”.
O Inspetor Roberto Lemos, Superintende Geral da GMM, informou da satisfação da criação do Grupamento de Proteção Ambiental, em que o mesmo, atuará isolado ou em parceria com órgãos e secretarias que atuam na preservação do meio ambiente como IBAMA, Instituto Chico Mendes, SEMA, SEMMA e COMAM. “Atuaremos na fiscalização das diversas áreas relativas ao meio ambiente, coibindo condutas ilegais, atuando em áreas de preservação ambiental, no resgate e captura de animais silvestres, fiscalização ambiental, educação ambiental, prestação de socorro em áreas de reservas e preservação ambiental, auxiliando no combate a incêndio em áreas de matas e reservas ambientais, dentre outros crimes relacionados ao meio ambiente”, disse o Inspetor.
Requisitos para participar do Curso
Os alunos foram selecionados dentro do universo de Inspetores e Guardas, onde os candidatos deveriam ser voluntários, ser classificado em comportamento com pontuação mínimo “Bom”, não ter sido condenado a pena de suspensão do cargo ou função, estar apto no exame médico e físico, saber nadar, dentre outras normas estabelecidas em edital n° 001/GMM 2017.
O processo seletivo será constituído em 2 fases, sendo que a 1° é a Avaliação médica de caráter eliminatório, onde visa aferir a aptidão de saúde, em que o candidato deverá gozar de boas condições físicas, e a 2° fase será o teste de aptidão física, também de caráter eliminatório onde o candidato deverá atingir o mínimo desejável em todos os exercícios de flexão de barra fixa, abdominal remador, flexão de braço, corrida de 12 minutos e natação conforme estabelecidos.
Os agentes ainda receberão aulas expositivas, teóricas e práticas com emprego de recursos audiovisuais, exercícios simulados além de instruções práticas de campo, afim de demonstração prática de acordo com a conveniência e oportunidade.
Serão formados um efetivo total de 40 agentes de segurança, distribuídas em 25 destinadas aos Inspetores e Guardas, e as outras 15 vagas foram anunciadas aos demais órgãos de segurança que também participarão do curso de formação. O Curso terá início dia 10 de abril de 2017 com término previsto para o dia 05 de maio de 2017, com carga horária 135h/a.
ASCOM/GMM
Por: Andréia Melo