Saúde: HMI realiza orientação sobre higienização das mãos aos funcionários do hospital
O simples ato de lavar as mãos pode salvar vidas, principalmente em ambientes como o hospitalar. Pensando nisso, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Materno Infantil (HMI) realizou uma semana de orientação e conscientização a respeito da higiene das mãos.
A equipe do Serviço realizou uma dinâmica em que pedia aos servidores para lavarem as mãos em uma caixa, a qual possuía um líquido usado para a “lavagem”, que era tinta guache. A partir disso, a equipe avaliou como eles realizaram a higienização, quais partes limparam e quais partes não foram higienizadas, e orientou quanto aos procedimentos corretos.
Segundo a enfermeira Gardênia Gomes, a campanha de higienização das mãos entre os profissionais de saúde, a fim de evitar infecções e salvar vidas. É incentivada por organismos como Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Organização Mundial Da Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância de Saúde (Anvisa).
“É para conscientizar os servidores, promover, e dar sustentabilidade nos cuidados da saúde dos pacientes e também salvar vidas dos pacientes. Antes de tocar no paciente, antes de realizar os procedimentos, sempre tem que usar os antissépticos. A gente utiliza na maternidade os principais: sabão e água, álcool a 70, álcool em gel e a clorexidina degermante, que a gente utiliza antes de procedimentos invasivos, devido sua alta potência”, explica a enfermeira.
O protocolo busca, ainda, evitar contaminação por fluídos, principalmente no HMI, que lida diretamente com recém-nascidos. Então, é importante garantir que microrganismos não se proliferem por meio do contato pelas mãos.
“Para tocar naquele recém-nascido novamente é importante higienizar as mãos. Após tocar no paciente, após tocar superfícies próximas ao paciente. Por que? Para evitar infecção cruzada, que é a infecção que vai do profissional para o paciente ou vice-versa, ou entre um acompanhante, um paciente”, reforça a coordenadora do CCIH.
Passo a passo
O procedimento correto de higienização das mãos deve começar com a aplicação, na palma da mão, de quantidade suficiente do antisséptico escolhido. A partir disso, as mãos devem ser ensaboadas friccionando-as entre si.
Inicialmente, é necessário esfregar a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda e nas regiões entre os dedos. Depois, esfregar o dorso nos dedos de uma das mãos com a palma da mão oposta. Após, higienizar os polegares, polpas digitais e realizar movimentos rotativos nas unhas. Finalmente, higienizar os punhos até o cotovelo.
A ação do CCIH orientou cerca de 200 funcionários do HMI, em todos os setores do hospital, como forma de celebrar também o Dia Mundial da Higiene das Mãos, em 5 de maio.
Os participantes receberam ainda álcool a 70% e folheto com orientações.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação