Saúde: Hospital Materno Infantil homenageia profissionais da enfermagem
No Hospital Materno Infantil de Marabá (HMI), a comemoração pela semana da enfermagem aconteceu nesta segunda-feira (16). A programação contemplou enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de instrumentadores cirúrgicos. O HMI promoveu um dia de cuidados aos profissionais. Teve sorteio de brindes, lanche, designer de sobrancelhas, maquiagem para as mulheres, ventosaterapia, ginástica com educador físico da Secretaria Municipal de Esportes (Semel) e ainda um mural de fotos dos momentos registrados durante os plantões na maternidade e também de interação em grupos de aplicativos.
A diretora de enfermagem do HMI, Vanice Costa, enfatiza que Maio é um mês que engloba toda a área da enfermagem, por isso, a comemoração foi realizada em um único dia para contemplar todos os profissionais, que desde a pandemia ganharam ainda mais destaque na missão de salvar vidas.
“Decidimos resumir as comemorações em único dia para homenagear todos esses servidores que trabalham arduamente e que são importantes dentro de um hospital. Hoje é um dia de cuidar do cuidador. Queremos agradecer à Semel, a Secretaria de Saúde e aos nossos patrocinadores, que foram muitos, pelo o acolhimento e reconhecimento do nosso trabalho” pontua a diretora.
Com 15 anos de profissão, 11 deles no HMI, a enfermeira Gardenia Gomes, conquistou uma função de extrema importância dentro da maternidade. Especializada em UTI Neonatal, ela é quem coordena o Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
“Me sinto lisonjeada! Com a pandemia, a valorização do profissional melhorou muito e temos mostrado que merecemos. A enfermagem é a profissão mais humanizada dentro da área da saúde. Ficamos 24 horas com o paciente. É isso que ele necessita, de força, se sentir seguro. Eu acho o Materno Infantil muito organizado, porque depende muito da gestão, e trabalhar com o binômio mãe-filho é maravilhoso. Eu amo trabalhar com os bebês, com a equipe médica, equipe multidisciplinar”, ressalta a enfermeira.
Há 2 anos, Yslene Farias atua no HMI como técnica em enfermagem e a escolha da profissão surgiu na convivência com a rotina do hospital. Ela trabalhava na portaria da maternidade até que decidiu cuidar das pessoas mais de perto e atualmente está no acolhimento.
“Eu admirei a área da saúde, a arte de cuidar das pessoas. Poder cuidar das pessoas para mim é gratificante. Me sinto realizada. É bom saber que o nosso trabalho é reconhecido. Ás vezes, nós da enfermagem, não temos tempo para nos cuidar e aqui hoje tá sendo de grande importância para nós”, destaca a técnica em enfermagem.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento
Confira outras fotos: