HMI: Inscrições abertas para a Corrida da Doação de Leite Materno 2019

O Banco de Leite Humano (BLH) já está com inscrições abertas para a 3ª edição da Corrida da Doação de Leite Materno que vai acontecer no próximo dia 22 de setembro, na Marabá Pioneira. O objetivo é aumentar a informação sobre a importância do aleitamento materno e arrecadar o máximo de frascos de vidro com tampa plástica para armazenamento do leite humano.

Segundo Lígia Viana, coordenadora do BLH, os números de arrecadação superam-se a cada edição da corrida. Em 2018, o BLH conseguiu 1.417 frascos, um aumento considerável, em relação a 2017 quando foram doados apenas 750 recipientes. No entanto, quanto maior a quantidade, melhor para o Banco de leite, que já entrega o frasco às doadoras no ato do cadastramento.“No momento que a doadora faz o cadastro já recebe um kit de doação com os vidros esterilizados para ela levar pra casa e lá coletar no vidro e nos mandar”, explica a coordenador, destacando ainda que muitos frascos são perdidos durante as coletas, por isso a importância da arrecadação desse vasilhame que recebe tratamento (lavagem e esterilização), antes de ser utilizado.

Lígia Viana, coordenadora do BLH

É importante frisar que a Corrida da Doação faz parte da Campanha de Aleitamento Materno Agosto Dourado, que visa aumentar o estoque do Banco de Leite. Todas as doadoras passam por exames de sangue para comprovar o leite saudável. Só depois desse processo é que o leite é liberado para o consumo, geralmente nos hospitais da cidade.

Sabrina dos Santos Polidório é doadora de leite humano há 3 meses, desde o nascimento do primeiro filho, o Gianluca. Foi o obstetra da Sabrina que orientou a jovem mãe a procurar o Banco de Leite porque ela não queria desperdiçar o líquido. Atualmente ela é uma das maiores doadoras do BLH. São oito frascos de 350 ml por semana.

“Sempre estava com o seio vazando e eu não queria desperdiçar o leite, porque ele mamava o suficiente e sobrava bastante.  Eu estou muito feliz, cada vez que as meninas passam lá e saem com vasilhame cheio de leite. Quanto mais eles mamam, mais a gente tem leite. Quando ele termina, satisfeito, eu vou lá pego minha maquininha e aquele monte de leite que eu consigo por semana, eu me alimento bem para as crianças estarem bem também”, enfatizou a doadora.

 

 

 

 

 

 

A Corrida da Doação não tem restrições e pessoas acima de 18 anos podem participar. As inscrições estão sendo feitas no próprio Banco de Leite, no HMI, mediante a entrega de 5 frascos de vidro com tampa de rosca de plástico. O atleta recebe na hora a camisa e o número de participação. Haverá premiação para os três primeiros lugares nas categorias masculino e feminino.

A largada será em frente ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), às 7 da manhã, num percurso de aproximadamente cinco quilômetros seguindo pela Avenida Marechal Deodoro, na Orla do Tocantins, rumo ao Portobrás, contornando pelo bairro Santa Rosa, rumo a Avenida 7 de Junho até retornar pela Travessa Santa Terezinha.

Texto: Leydiane Silva

Fotos: Paulo Sérgio dos Santos

Acessibilidade