HMI LANÇA A CAMPANHA DE DOAÇÃO DE LEITE MATERNO
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Banco de Leite do Hospital Materno Infantil (HMI), nesta segunda-feira, 7, deu início ao “Agosto Dourado”, mês em que os bancos de leite humano de todo o Brasil intensificam campanha de conscientização sobre o aleitamento, objetivando à saúde da criança, diante da preocupação com a mortalidade infantil, com base na Lei 13.435/2017.
A partir do tema “Está aberta a Temporada de Doação de Carinho: Doar Leite Materno Provoca um Maravilho Efeito Colateral – Salva Vidas”, o HMI mostrou aos presentes a necessidade de envolver toda a sociedade nesta campanha.Segundo a nutricionista Lígia Viana do Carmo, coordenado do Banco de Leite do HMI, até 2016, havia apenas uma semana para esse esclarecimento. A partir dessa lei, as ações serão efetivadas durante todo o mês de agosto, um maior tempo de convencimento para mais pessoas abracem essa causa.
Por sua vez, a médica/vereadora e Cristina Mutran, uma das incentivadoras da criação do Banco de Leite Humano de Marabá, em 2012, enalteceu o desempenho da equipe do HMI, em especial a coordenação do Banco de Leite, pelo trabalho que vem realizando, tendo conseguido, por dois anos consecutivos (2015 e 2016) o Selo Ouro da Unicef.
Já o secretário municipal de Saúde, Marcone Leite, ressaltou a necessidade da saúde pública em Marabá fazer jus ao que preconiza o SUS, ou seja, unificar todas as unidades, considerando que o trabalho de uma reflete na outra.Marcone citou como exemplo o serviço de pré-natal, que estava desativado e agora voltou às unidades básicas de saúde. “Esse importante serviço, feito nas unidades básicas, tem consequência direta no HMI e, por tabela, no Hospital Municipal de Marabá”.
Segundo a diretora do HMI, Aucileia gomes Tartáglia,a programação do Banco de Leite prossegue amanhã, 8 de agosto, com palestra nas unidades básicas de saúde (UBS) Enfermeira Zezinha, UBS Hiroshi Matsuda; e na zona rural, nos postos de Saúde Vila Sororó e Santa Fé. ” é importante que toda comunidade tenha participação ativa nesta, só assim vamos manter o padrão de excelência do nosso banco de leite”, afiema a diretora.
Essas palestras serão replicadas em todas as UBS na cidade e outros postos da zona rural. Consta ainda da programação blitzen educativas nos principais núcleos de Marabá; 1ª Caminhada e Corrida do Banco de Leite do HMI. A campanha será encerrada dia 02 de setembro, com o 2º chá beneficente do Banco de Leite Humano do HMI, no Salão Nobre do Círculo Militar de Marabá.
A propósito, as inscrições para a 1ª Caminha e Corrida do Banco de Leite estão abertas no HMI, com investimento de três potes de vidro vazios (Café Solúvel), com tampa plástica, para armazenamento de leite.