HMI PROMOVE 1º ENCONTRO DE GESTANTES
Na manhã de hoje (27), no auditório do Hospital Materno Infantil (HMI), aconteceu o 1º Encontro de Gestantes. O objetivo do evento foi abordar de forma clara e simples, por meio de linguagem adequada, os aspectos que envolvem a gravidez, esclarecendo às futuras mamães acerca da importância dos cuidados gerais ligados à maternidade.
Em roda de conversa, o bate-papo foi conduzido por uma equipe multidisciplinar do HMI, composta por médicos, enfermeiras, fonoaudióloga, fisioterapeuta e nutricionistas. As temáticas foram variadas, passando por assuntos como alimentação saudável, cuidados no pré e no pós-parto, e cuidados com o recém-nascido.
Segundo Ocilda Barros, enfermeira do Controle de Infecções Hospitalares no HMI, parto é, fundamentalmente, uma questão de saúde, e a escolha do método (normal ou cesariana) deve ser de acordo com cada situação. “A escolha, claro, é sempre pelo mais seguro para a mãe e o bebê. No entanto, a saúde pública preza pelo parto normal, usando a cesariana somente em situações especiais”, explicou.
Nesse evento, as gestantes receberam orientações para o pré-parto, que vão desde a dieta, que preferencialmente deve ser de líquidos, embora não seja obrigada a um jejum, o que fazer quando chega a hora de dar à luz, aos momentos pós-parto, como a higienização e relaxamento para uma situação mais confortável.
O treinamento mostrou também a assistência de enfermagem no pré-parto, como acompanhamento de temperatura e pressão arterial, dialogar, estimular relaxamento e outros cuidados que contribuam para um parto seguro.
Beatriz Mota da Silva, grávida do segundo filho, entendeu que as informações foram muito úteis. “Se já houvesse esse treinamento quando no meu primeiro parto, também no HMI, acho que eu teria ficado menos tensa e sofrido menos”, afirmou.