HMM CRIA SERVIÇO DE ATENDIMENTO PERSONALIZADO

(31 de março de 2017)

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da diretoria Administrativa do Hospital Municipal de Marabá (HMM) vem trabalhando no sentido de melhorar todas as áreas daquela casa de saúde. Inicialmente promoveu a capacitação de servidores; recuperou e adquiriu móvel e utensílios; e, desde a semana passada, está humanizando o acolhimento de pacientes, ao adotar o “Atendimento Posso Ajudar?”, que torna a vida menos difícil para aqueles que procuram aquele hospital.

No embalo de uma reforma e redimensionamento interno do primeiro bloco, que compreende o Pronto Socorro e Ambulatório, obras realizadas com auxílio da Justiça do Trabalho, Sidney Miranda Júnior, diretor administrativo do HMM, capacitou todos os servidores em “Qualidade no Atendimento”, primeiramente no geral e depois setorizado, de acordo com as prioridades de cada área.

O novo serviço (Posso Ajudar?), no momento, não tem local fixo, vai da recepção à porta dos consultórios, feito nos dois turnos, com dois servidores pela manhã e outras duas pessoas à tarde. Consiste basicamente nos encaminhamentos para a triagem e depois, de acordo com o risco do paciente, para o médico.

A triagem, feita por um enfermeiro (a), é baseada no sistema de cores, de acordo com o nível de risco (gravidade) do paciente: Vermelho – atendimento imediato; amarelo – avaliação médica em até 30 minutos; verde – aguardar para atendimento em até uma hora; e azul, para quem deve esperar até duas horas para ser atendido.

O “Posso ajudar” agiliza e humaniza o atendimento.

Hoje, 31 de março, o atendimento no ambulatório do HMM estava tranquilo, diferentemente do início da semana, quando muita gente pediu socorro àquele hospital. Porém, mesmo nos dias de maior movimento, com um pouco de paciência, quem procura é atendido.

O secretário municipal de Saúde, Marcone Leite, que participou de café da manhã nesta sexta-feira em homenagem aos servidores do HMM, reconhece que o atendimento naquele hospital melhorou muito nos últimos 90 dias, graças à equipe de trabalho e que depois da admissão de novos colaboradores, a partir seleção de pessoal em curso, o atendimento ficará ainda melhor.