HMM: Vídeos mostram fisioterapeuta cantando para pacientes na UCE e viralizam nas redes
Nesse final de semana, três vídeos gravados na ala da Unidade de Cuidados Especiais de pacientes com Covid-19 (UCE) do Hospital Municipal de Marabá (HMM) se espalharam rapidamente pelas redes sociais. No registro, a fisioterapeuta Josy Melo canta músicas evangélicas com letras encorajadoras para pacientes internados na UCE.
A profissional, que atua há dois meses no HMM e três anos no Hospital Regional, conta que sempre cantou para os pacientes. Ela se apresentava em uma banda e atualmente mostra seu talento na igreja que frequenta. “Eu sempre tive essa interação com eles, de cantar, orar e tentar melhorar a estadia desses pacientes, de fazer a diferença. Não esperava toda essa repercussão”, comenta a fisioterapeuta.
Os vídeos, gravados no último sábado (22), foram uma ideia de Josy Melo e do médico Arlen Braga, que estava de plantão. No momento da gravação havia quatro pacientes na ala. “Nós pensamos e organizamos, depois enviamos para o grupo de WhatsApp da nossa ala e com os compartilhamentos acabou tendo um grande alcance”, ressalta o médico.
Segundo a fisioterapeuta, “é muita emoção, a gente sente no coração, eles choram, é um momento especial e é bom ver quando eles melhoram”. Ela conta que, além da música nos momentos de internação, também canta para os pacientes quando recebem alta.
Música e tratamento humanizado
Diversos estudos apontam que o uso de música durante o tratamento de um paciente auxilia bastante na recuperação. Em estudo publicado na Revista de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os dados obtidos por meio de revisão bibliográfica, revelam que há evidências na redução dos sintomas de desconforto, aumento das sensações positivas, facilitação da comunicação pessoal e interpessoal e redução de dores físicas e mentais e outros benefícios.
Para a fisioterapeuta, nesse momento difícil que o paciente passa é necessário um tratamento humanizado. Ela explica que utiliza a música para acalmar o paciente antes de alguns procedimentos como a intubação.
“Algumas vezes, antes de um procedimento invasivo como a intubação, nós explicamos para o paciente que ele não está mais conseguindo respirar e que a intervenção é necessária. É aí que uma música ou uma oração podem ajudar a acalma-lo”, pontua Josy Melo.
O trabalho do profissional de fisioterapia é imprescindível nos procedimentos de intubação e extubação, atuando junto à equipe médica na recuperação pulmonar, ventilação mecânica, parte motora e realizando o processo de acompanhamento.
“Esse momento é difícil e nós, como profissionais da saúde, precisamos tratar esses pacientes de maneira humanizada como alguém da nossa família ou um amigo”, comenta a fisioterapeuta.
O médico, Arlen Braga, pontua que momentos como o registrado no vídeo trazem muitos benefícios para as pessoas internadas, ajudando consideravelmente na recuperação, por se tratar de um momento em que as pessoas ficam sozinhas, ajudando na fuga da dura realidade de um hospital.
“Sabemos que o bem-estar psicológico do paciente ajuda bastante no processo. No HMM além desses momentos de música, nós realizamos videochamadas desses pacientes com seus familiares, fazemos pequenas festas de aniversário. Nós fazemos o possível para que o paciente se sinta bem, à vontade, acolhido”, destaca Arlen Braga.
Josi Melo ressalta a importância de ter um ambiente de trabalho como o HMM propiciando que momentos como o registrado no vídeo aconteçam, melhorando o processo de internação.
“A nossa assistência tem se aperfeiçoado e é importante nós, como profissionais, termos uma forma de lidar, de conquistar esse paciente e transformar a experiência dele em um ambiente como o hospital”, finaliza.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação