Educação: Estrutura da escola Ida Valmont contribui para o ensino-aprendizagem
A sensação de quem entra na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ida Valmont, no bairro Novo Horizonte, é de estar em um ambiente organizado, acolhedor e prazeroso para as crianças. E é exatamente assim, o sentimento de alunos e servidores que formam essa comunidade escolar. Todo o ambiente é regado a cuidados e carinho, principalmente após a entrega do prédio revitalizado e moderno, em 2019, inclusive com direito a quadra poliesportiva coberta, que é xodó das crianças. A EMEF atende 514 alunos do 1º ao 5º ano e ainda mais 30 alunos no projeto Paralímpico, em alguns dias da semana.
A pequena Heloisa dos Reis, estudante do 5º ano, resume em poucas palavras o sentimento de fazer parte da EMEF Ida Valmont. “Eu acho ela muito boa, além dos professores que sempre me trataram bem, são legais, e o ensino é muito bom. A escola não tem problemas de goteira, tem central de ar, é bonita. Eu amei principalmente a quadra para a Educação Física”, disse.
Heloisa dos Reis
A EMEF Ida Valmont tem 10 salas de aulas e foi entregue em maio de 2019, com um novo bloco para funcionamento de espaços pedagógicos e administrativos, onde funciona a ampla sala de leitura, sala de informática, sala dos professores, um pátio para eventos das escolas e banheiros amplos com acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD). A escola também tem uma das mais modernas salas multifuncionais, que é referência. Os alunos disponibilizam ainda de uma sala de vídeo.
A sala de recursos atende 31 crianças. Uma das professoras é a Ana Alice Santos, que trabalha satisfeita na escola. “Satisfação e alegria porque trabalhar com esse público de alunos com deficiência traz pra gente uma perspectiva, que as crianças aprendem mesmo tendo essa deficiência, coisas que muitas pessoas acham que não existem e a gente ver o aprendizado desse aluno a cada dia, e isso é uma alegria imensa. Considero essa escola igual a uma escola particular, quando você adentra aquele portão já vê o diferencial. Essa pós-obra, veio ampliar cada vez mais o ensino-aprendizado”, comenta.
Ana Alice Santos
Na escola Ida Valmont, os alunos têm acesso a diversos projetos, como karatê, ginástica artística, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Semel). Tem ainda carimbó, capoeira, canto e aulas de reforço com atendimento individualizado. Helenilson Ferreira, gestor da escola, considera que o conjunto estrutura física e trabalho pedagógico refletem no resultado final positivo para os alunos. No último IDEB, divulgado em 2019, a escola pontuou com 5,9, a meta era de 5,4.
“A qualidade do ensino passa também pela a estrutura que ela tem, nós recebemos banheiros novos, espaços pedagógicos mais amplos e todos climatizados, uma quadra de altíssima qualidade e o reflexo disso foi para o aprendizado dos nossos alunos, o aprendizado foi acelerado”, analisa o gestor.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento
Veja outras fotos: