IFPA E CASA DA CULTURA ESTUDAM PARCERIA PARA PESQUISAS CIENTÍFICAS
O Instituto Federal do Pará (IFPA) em breve pode se tornar o novo parceiro da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) para projetos de pesquisa. Ontem (24), a presidente da FCCM, Vanda Américo, juntamente com a etnóloga Mirtes Manaças e o geólogo Pablo Santos, ambos pesquisadores da Fundação, participou de reunião com a equipe de docentes e pesquisadores do IFPA Campus Rural para tratar do assunto.
A proposta da Fundação é firmar um acordo de estágio entre as duas instituições, para que pesquisadores e estudantes do IFPA desenvolvam suas pesquisas para TCC e artigos científicos a partir dos acervos da Fundação, coletados ao longo de mais de 30 anos na Amazônia Oriental. São dados nas áreas de arqueologia, zoologia, botânica, espeleologia, etnologia e geologia, que necessitam de mão-de-obra qualificada para serem estudados. A riqueza desse material pode auxiliar na produção de conhecimento específico sobre a região sul e sudeste do Pará e subsidiar outros estudos elaborados pela comunidade científica. “Agora, nós (IFPA e FCCM) iremos organizar um documento, oficializando um convênio de estágio, como o que fizemos com a UEPA, a fim de recebermos os estudantes e os professores do Instituto”, ressalta Pablo Santos.
Na oportunidade, também foi apresentado aos docentes o projeto de cooperação técnica voltado para a implantação de projetos de extensão, com foco na sustentabilidade de comunidades indígenas locais. O intuito é desenvolver projetos de reflorestamento na aldeia dos indígenas Suruí do Sororó, os Aikewara. A ideia é garantir a recuperação de áreas degradadas e o plantio de mudas nativas, principalmente a castanheira, o que ajudará no sustento futuro dessa comunidade.
Foi discutida ainda a proposta de criação de um curso de especialização para qualificação da mão-de-obra local, bem como a criação de grupos de pesquisa multidisciplinares. O IFPA tem laboratório e profissionais capacitados, enquanto a fundação oferece o espaço e o acervos. Para finalizar, o encontro a FCCM convidou o IFPA a fazer parte do Boletim Técnico da Fundação Casa da Cultura de Marabá, que está aberto a receber artigos científicos.