Iluminação Pública: Avenidas Antônio Maia, Tocantins e Nagib Mutran terão lâmpadas de LED

 

A Prefeitura de Marabá irá iniciar ainda neste mês a modernização da iluminação pública de diversas avenidas no município. Na Avenida Nagib Mutran, todas as 175 lâmpadas de vapor de sódio serão substituídas por lâmpadas de LED. Ainda no Núcleo Cidade Nova, a Avenida Tocantins também passará pela substituição, ao todo serão trocadas 140 lâmpadas. Na Marabá Pioneira a Avenida Antônio Maia também passará por processo de modernização ainda nesse semestre.

Entre as vantagens da lâmpada de LED estão a maior economia, mais vida útil, são mais eficientes e causam menor impacto ambiental. “É uma iluminação mais barata, melhor para população e que estamos levando para vários cantos da cidade”, informa o diretor administrativo e contábil do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), Magdenberg Teixeira.

A Vila Sororó também está recebendo novos postes com lâmpadas de LED. Serão 36 postes, de aço galvanizado, colocados na Rodovia Augusto Montenegro, trecho da avenida duplicada da Vila Sororó. O serviço faz parte do processo de montagem de iluminação pública que acontece na região. A previsão é que a obra seja concluída até fevereiro.

Ainda nesse primeiro trimestre a Prefeitura também irá colocar iluminação nos campos de futebol da Folha 16 e Folha 33. Será feita a colocação de poste e refletor que permitirá a realização de partidas no período da noite. O campo Paulo Marabá, na Folha 16, recebeu partidas do Campeonato Marabaense de Futebol Feminino de 2019.

Além disso, a Prefeitura também está realizando melhorias na iluminação pública da BR-222, trecho entre a Ponte Ferroviária  e o KM-06, que está passando por troca de postes e lâmpadas. O trecho da Transamazônica, entre o KM-06 e a Cidade Jardim também está recebendo iluminação, e o trecho entre São Félix e Morada Nova e Aeroporto e KM-08 irá receber, a obra ainda está em processo licitatório.

Manutenção

A prefeitura de Marabá, por intermédio da SSAM, realizou a troca de 5.002 lâmpadas na cidade no último trimestre. No último ano foram 11.237 lâmpadas substituídas. Os dados se referem apenas até o mês de novembro. Os pedidos de manutenção da iluminação pública podem ser solicitados através do telefone (94) 92263-1919 e (94) 98159-5050.

Magdenberg Teixeira informa que no inverno o prazo de espera para a realização da manutenção aumenta de 24h para 48h. “É um serviço que não pode parar. A população cobra e as equipes estão na rua realizando as trocas. Pedimos que tenham uma certa paciência por que no período do inverno há esse aumento no prazo devido ao período chuvoso”, complementa.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio do Santos

Acessibilidade