Iluminação Pública: Comunidade da Vila São José está mais iluminada

Foram implantados 149 postes de concreto autoaterrados, 155 luminárias vapor metálico, 4 transformadores, beneficiando também os moradores do Km-02, bairro Infraero e residenciais.
A comunidade da Vila São José, no Km-08 está de cara nova com a conclusão da Iluminação Pública, feita pela Prefeitura de Marabá,  no trecho da Rodovia Transamazônica, que dá acesso ao vilarejo. O percurso de aproximadamente seis quilômetros foi iluminado entre o trecho do Aeroporto de Marabá até as proximidades do novo estádio de futebol.
Segundo a NortKar, empresa responsável pela execução da obra, foram implantados 149 postes de concreto autoaterrados, 155 luminárias vapor metálico de 250W (Watt), 4 transformadores de 45 Kva (Kilovoltampere), beneficiando também os moradores dos bairros Km-02, Infraero e residenciais, além dos usuários da rodovia.
Lélia Sousa da Silva, 38 anos, mora de frente a BR-230, na Vila São José e disse que há 20 anos convivia com a escuridão da rodovia. Mas agora ela e os vizinhos só comemoram a chegada do progresso.
“Era muito escuro e tinha muitos acidentes com animais. Tinha gente  até com medo de sair na escuridão. Agora ficou muito bom”, comemora a moradora.
Lélia Sousa da Silva, moradora da Vila SJ há 20 anos
A dona Francisca Alves, 57 anos, também é só alegria. Ela e a família aguardavam pela iluminação desde que mudaram para a vila, há 10 anos.
“Iluminação nunca é demais né! Com certeza foi ótimo. Acredito que agora vai evitar os acidentes. A gente nem tinha mais esperança, mas aconteceu”, destaca a dona de casa.
Francisca Alves comemora a chegada da iluminação
Já a Lorena Alves, 29 anos, disse que a obra foi uma surpresa agradável.
“Agora melhorou bastante, está 100%. A gente vai pra rua a pé com tranquilidade. Está mais valorizada e bonita a nossa vila e a transamazônica”, comenta ela.
Lorena Alves diz que a Vila está mais valorizada

Para a Driana Silva, 19 anos, a chegada da iluminação vai ajudar na realização das atividades físicas. É que todo fim de tarde, assim como dezenas de moradores do local, ela costuma fazer caminhada seguindo pela rodovia até o aeroporto e só retorna pra casa no início da noite.

“A rodovia é muito movimentada e a iluminação vai ajudar a gente a ver melhor. Por causa da iluminação muita gente também optou por caminhar à noite, pois à tarde o sol é muito quente. Ajudou bastante”, enfatiza a jovem.
As caminhadas de Driana Silva serão mais seguras
Quem também está satisfeito com a claridade da rodovia é o pastor Manoel Cruz, do ministério Assembléia de Deus. Ele chegou há menos de dois anos no vilarejo, mas fala com felicidade dos benefícios trazidos pelo serviço.
“Trouxe segurança. Eu mesmo presenciei dois acidentes, muito tristes. Clareou bastante a estrada, só temos a agradecer”, afirma o pastor.
Pastor Manoel Cruz diz que a iluminação trouxe mais segurança
O Redson Feitoza que esteve na comunidade por 10 anos, manifestou alegria pela conquista. Ele tem imóveis no lugar e sabe o quanto a iluminação da rodovia era importante para aquela população.
“Faz parte da zona urbana de Marabá. Essa via é de muita importância pra nós. Alunos que estudam a noite. Trabalhadores que trabalham no centro e transitam na rodovia. E com essa iluminação ficou mais seguro. É responsabilidade social com os moradores da vila”, concluiu o técnico em radiologia. A obra paga com recursos próprios da Prefeitura de Marabá, foi orçada em R$ 650.078,78.
Redson Feitoza considera a iluminação um grande avanço

Veja mais fotos:

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio/ Sérgio Barros (aéreas)