Iluminação pública: SSAM troca lâmpadas frequentemente para garantir segurança à população
A manutenção da iluminação pública é de responsabilidade da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) e executada pelo Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) em todas as vias, praças e logradouros da cidade e da zona rural. O serviço é realizado diariamente por cerca de quatro equipes que percorrem todos os núcleos da cidade fazendo trocas de lâmpadas, relés e bases que compõem esses pontos de iluminação.
Segundo o engenheiro eletricista, Deive França, somente em janeiro foram trocadas 269 lâmpadas de 400 Watts, 279 reatores, 841 lâmpadas de 70 a 250 Watts e 1.196 relés em toda a cidade. Esse aumento deve-se ao período de chuvas.
“Devido ao aumento das chuvas, tivemos a queima de um transformador da distribuidora de energia. E com isso muitos problemas com queima de lâmpadas nestes últimos seis meses, além do roubo de cabos, que influencia. De lá para cá estamos solucionando esses problemas”.
O mapeamento para trocas de lâmpadas é feito pelas próprias equipes de manutenção que identificam os pontos e informam à secretaria ou até mesmo líderes da comunidade como vereadores.
Idelfran Arrais, engenheiro eletricista da empresa responsável pelos serviços, explica que essas manutenções são feitas de acordo com a demanda e em sua maioria são atendidas no mesmo dia.
“Trabalhamos dia e noite e as equipes são destinadas para cada núcleo. Temos equipes de mais gente que utilizam caminhões grandes e equipes menores que utilizam caminhões pequenos, para ruas de acesso mais difícil”, comenta.
Serviço
A população também pode informar a falta de iluminação pública em sua rua ou bairro pelos telefones (94) 99263-1919 (Vivo) e 98159-5050 (Tim).
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes e Arquivo Secom