Mab 110: Conselho, Coordenadoria e Centro de Referência do Atendimento à Mulher ganham nova sede na Folha 32
No início da noite desta quinta-feira (30), a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), entregou à comunidade as novas instalações para o funcionamento do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, (Comdim), Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres e Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM).
A nova sede está localizada na Folha 32, Quadra 08, Lote 07. A cerimônia de inauguração contou com a participação do prefeito Tião Miranda, do vice-prefeito Luciano Dias, vereadores, secretários e conselheiras.
“Isso reforça o compromisso que a gente tem com a política de defesa da mulher. É importante dizer que elas mesmas se organizaram, se uniram, na escolha do espaço e a gente deu o aval. Ficou do jeito que elas queriam. Um espaço ótimo, amplo. Temos esse carinho e olhar diferenciado para nossas mulheres”, declara o prefeito Tião Miranda.
O vice-prefeito Luciano Dias também destaca o compromisso da administração com a Rede de Apoio e Proteção às Mulheres. “Damos mais dignidade no atendimento das mulheres vítimas de violência, a gente tem dado todo o apoio para que essa política seja implementada de forma efetiva no município, através de uma rede de atendimento, com vários parceiros, tudo isso é fundamental para que se garanta a efetividade dos direitos das mulheres em Marabá”, afirma Luciano.
O espaço conta com recepção, salas para as coordenações, sala de reuniões, salas técnicas para atendimentos com psicólogo, assistente social, dentre outros, e ainda cozinha. A secretária de Assistência Social Nadjalucia Oliveira observa que a nova sede na Nova Marabá, descentraliza e amplia o atendimento às mulheres, já que o núcleo Cidade Nova conta com o ParáPaz.
“A estrutura já existia, no bairro Novo Horizonte, porém com a implantação do CRAM, que é mais um serviço dentro da Coordenadoria, foi necessário ampliar o espaço, e que tivesse as condições de abrigar também o Conselho como uma estrutura mais institucionalizada porque lá era uma residência. Elas queriam um atendimento funcionando aqui na Nova Marabá, e é um ganho. Tudo foi decidido e deliberado em reuniões, ninguém caminha sozinho, todo mundo anda junto”, ressalta a secretária da Seaspac.
Priscila Veloso, secretária adjunta da Seaspac, responsável interinamente pela Coordenadoria e CRAM, enfatiza a importância de concentrar em um único espaço, a política pública municipal voltada para as mulheres de Marabá.
“A coordenadoria é o departamento ligado à Seaspac que pensa toda essa política voltada para as mulheres e agora também com a implantação do serviço CRAM, então as mulheres que tiveram em situação de violência, são acompanhadas por nós aqui nesse espaço. Então, seja qual for o tipo violência, nos procure nesse espaço, temos aqui uma equipe qualificada para atender, o primeiro atendimento ofertado é o psicossocial e orientação jurídica”, esclarece Priscila.
O CRAM e a Coordenadoria vão funcionar até às 14h, de segunda a sexta-feira. Quanto ao Comdim, o atendimento é estendido até às 16h. O órgão é composto por 28 conselheiras de entidades governamentais e não-governamentais, com a missão de fiscalizar e fomentar as políticas públicas, com ações vinculadas ao governo, comenta Gabriela Cavalcante, presidente do Comdim.
“É um momento único para nós, essa ampliação e reinauguração do Comdim, significa um melhor ambiente para atender as mulheres, porque é muito mais acolhedor. Às mulheres, vítimas de violência, podem nos procurar para questões de denúncias, escuta e faremos os devidos encaminhamentos. Como nossas conselheiras estão distribuídas em diversas áreas, tanto governamentais quanto não governamentais, há muito acesso, pois somos vistas como ponto de apoio. Mas como fiscalizadoras, o nosso atendimento é de encaminhamento para os demais órgãos, como a coordenadoria”, explica.
Luana Bastos, vice-presidente do Comdim, representando a comunidade, também considera o novo espaço como um avanço. “Uma adequação e fortalecimento das políticas públicas, porque temos basicamente um núcleo, com três instituições funcionando em rede, conjunto, tem uma acessibilidade de localidade, tem setores, salas e profissionais adequados. Estamos comemorando o mês de março, o aniversário de Marabá, com esse presente da prefeitura”, pontua Luana.
Para a vereadora Cristina Mutran, a exemplo da nova sede e a instalação do CRAM, as mulheres têm muito a comemorar em relação aos avanços nas políticas públicas voltadas a elas no município.
“Durante esse ano muitas coisas aconteceram em defesa das mulheres. Temos muitas coisas para comemorar em Marabá, que aconteceram ao longo do tempo. A delegacia da mulher funciona 24 horas. O desmembramento da delegacia da Mulher, e da delegacia da Criança e do Adolescente. Três delegadas para as mulheres, uma para o adolescente. Patrulha Maria da Penha com mais uma viatura para atuar na zona rural. E agora essas novas instalações”, conclui a parlamentar.
Fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Jordão Nunes e Sara Lopes