INCLUSÃO: CENTRO DE ATENDIMENTO A SURDEZ FAZ CAMINHADA DE CONSCIENTIZAÇÃO
O Centro de Atendimento Especializado na Área da Surdez (CAES), em alusão ao Dia Nacional do Surdo, realizou na manhã desta terça-feira, 26, a VII Passeata da Pessoa Surda, no trecho entre o Escola Jonathas Athias e a Prefeitura de Marabá, na Folha 32, com objetivo de mostrar lutas e conquistas em prol da pessoa com deficiência auditiva.
Em vez de palavras, que ficaram a cargo dos coordenadores, os surdos portavam faixas com o significado da data, suas lutas e o que já conseguiram em Marabá, destacando justamente o CAES, que sai da Escola Jonathas Athias e passa a sede para prédio próprio da Prefeitura, na Escola Municipal Magalhães Barata, Marabá Pioneira.
Dentre as diversas frases, destaque para: “Os surdos tem uma identidade, uma cultura, uma língua. Reconheça o direito que o surdo tem de ser surdo e usar a sua língua de sinais”.“Movimento em favor de uma escola bilíngue”; “VII passeata em comemoração ao Dia Nacional do Surdo – inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com a igualdade”; e “Educação de Qualidade para Surdos é com Escolas Bilíngues”.
Em se tratando de bilíngue, uma das lutas é justamente o respeito à língua de sinais, Libras, necessária para à comunicação com os surdos. Nesse aspecto, tudo o que foi dito na parada em frente à Prefeitura foi traduzido nessa linguagem aos surdos que participaram do evento.
Na presença do vice-prefeito Toni Cunha, a coordenadora do CAES Joseane Maria Santos de Aguiar solicitou a doação de camisas para a próxima comemoração dos surdos, no que foi prontamente atendida, bastando confirmar oficialmente o pedido pelo menos 30 dias antes do evento.
Encerrando a manifestação, Toni Cunha falou da importância da comunidade surda e disse que apesar das dificuldades da Prefeitura de Marabá eles, surdos, podem esperar por um atendimento mais adequado as suas necessidades, no que tange à educação de melhor qualidade. E que seu gabinete estará sempre aberto a essa e outras reivindicações da sociedade marabaense.