Inclusão: Olimpíadas das Apaes promovem integração regional
De 27 a 29 de abril, realizou-se em Marabá, a quinta edição das Olimpíadas Regionais das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Foram dias intensos de uma programação desportiva que incluiu corrida na pista de atletismo, arremesso de peso e salto à distância. O evento representa uma forma de integração, diversão e inclusão dos atletas através do desporto. Dezenas de alunos das APAEs mostraram suas habilidades nas modalidades esportivas.
As V Olimpíadas Regionais das Apaes fechou com muita alegria e determinação, especialmente devido a animação dos atletas. Participaram do evento, as delegações das cidades de Tucuruí, São Geraldo, Eldorado dos Carajás, Canaã dos Carajás e Marabá. Os vencedores desta etapa participarão da final em Belém.
A Diretora da Apae Marabá, Socorro Cavalcante, comenta sobre a satisfação de trabalhar a área do desporto com os alunos que frequentam a Associação. ”Começamos no dia 27 com a preparação de todas as equipes; no dia 28, teve a abertura da programação desportiva e no dia 29 encerramos as modalidades. Trata-se de um momento ímpar para as pessoas com deficiência e mostra o quanto é importante trabalharmos com eles na área do desporto. A integração faz parte do estatuto, do nosso regimento interno, recomendado pela Apae Brasil”, finaliza.
A delegação de Eldorado dos Carajás contou com a participação de 19 atletas nas modalidades de atletismo, arremesso de peso e salto à distância. “Esse trabalho foi desenvolvido durante alguns meses, mesmo com a nossa realidade, sem materiais adequados, mas por outro lado tivemos muito apoio e agora a satisfação com os resultados que estão muito bons e eu expliquei para eles que o que importa é participar, já comemoramos a prata do futsal como se fosse um ouro.” Disse Keila Rodrigues, da Apae Eldorado dos Carajás.
Para o representante da Apae Tucuruí, Alex Costa, o sentimento é de agradecimento. “É muita alegria, só tenho a agradecer a dona Socorro pelo acolhimento que ela e a equipe de Marabá fizeram. Viemos com 9 atletas e estamos representando bem a cidade de Tucuruí. Já tivemos as participações e temos os 1º e 2º lugar no atletismo.” Explicou.
Eduardo, atleta de Tucuruí, disse que está muito alegre porque ganhou o segundo lugar na corrida e porque irá participar da final em Belém. “Ganhei o segundo lugar, estou muito feliz e vou viajar para Belém”.
Alcilélia veio de Canaã dos Carajás “Pra gente foi muito importante trazer 10 atletas e esta é a primeira vez que participamos. Os alunos gostaram muito e é uma experiência nova.”
No atletismo, Larissa, 19 anos, parte da delegação da Apae Marabá, garantiu o primeiro lugar. “É muita emoção para mim que gosto muito de correr.” explicou.
Tayná Priscila de Souza, representante do município de São Geraldo do Araguaia, chegou em Marabá com quatro participantes para as olimpíadas. “Tem um bom tempo que treinamos com eles, trabalhamos bem e era um sonho para eles participar deste evento desportivo. Estamos confiantes para irmos para a etapa estadual.
As olimpíadas contaram com o apoio da equipe da Secretaria de Municipal de Esporte e Lazer (Semel) que ajudou em todos os dias.
Após dois dias de intensa programação do evento, as equipes retornaram para suas cidades. As olimpíadas das Apaes já estão em sua 5ª edição e acontecem a cada três anos, tendo Marabá como cidade sede para todas as modalidades desportivas.
Texto: Susana Galvão
Fotos: Paulo Sérgio
Galeria: