Seaspac: Indígenas Warao produzem artesanatos para a feira do empreendedorismo em Marabá
A arte e costura artesanal de indígenas da etnia Warao começam a ganhar destaque em Marabá, com a realização de uma feira do empreendedorismo, no próximo sábado (25), em um hotel da cidade.
O evento fechado será realizado a partir de um convite de um grupo de empresárias, que tiveram contato com as peças típicas dos indígenas Warao, em uma ação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Amapá. O material foi adaptado com miçangas e produzido por 12 artesãs refugiadas da Venezuela e que são atendidas pela Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac). São bijuterias como colares, pulseiras e costuras, a exemplo de acessórios de celular e slings para bebês.
Adriana Silva, da coordenação do Departamento de Proteção Social ao Imigrante, explica que somente as mulheres vão participar do evento, que se torna uma ótima oportunidade de geração de renda.
“É um artesanato muito escondido, que a população não tem conhecimento. Elas produzem peças únicas e bonitas. Uma oportunidade de geração de renda, a qual elas são as provedoras da família. Elas são acompanhadas diretamente pela Secretaria de Assistência (Seaspac), com abrigo, com a rede socioassistencial e intersetorial também”, enfatiza Adriana.
Do material utilizado pelas indígenas para a confecção do artesanato, metade é doado pela Prefeitura. Para a feira, as artesãs já produziram cerca de 50 peças, a riqueza da técnica destaca-se nos detalhes e no colorido das joias.
Rosana Perez, uma das artesãs, enfatiza que o trabalho é todo feito manualmente, o que demanda tempo e torna as peças especiais com valores justos. “Até terminar, dura em torno de três dias, não termina rápido. Algumas levam uma semana, duas semanas, e o dinheiro é usado para comprar comida, e pra criança também”, relata a indígena.
Para ter contato com as artesãs, basta entrar em contato com o Departamento de Proteção Social ao Imigrante, na própria Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários. As peças também podem ser encontradas na Feira do Pôr do Sol, realizada aos domingos, na Praça São Félix de Valois, a partir das 17 horas.
Serviço
Sede da Seaspac: Rua Ubá, Quadra 04, Lote 02, Agropólis do Incra, Amapá
Contato: 94 3324-1113
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Sara Lopes