FCCM: Livro sobre inteligência artificial é lançado por jornalista marabaense, no Museu Municipal Francisco Coelho
Com a presença marcante do público, na tarde da última sexta-feira, 14, o Museu Municipal Francisco Coelho recebeu a jornalista e escritora Lucia Leão para o lançamento do livro “Inteligência Artificial Generativa: modo de usar”.
“Para mim o mais importante é que as pessoas conheçam a tecnologia e o que ela faz, como foi treinada, porque mesmo que você não use uma inteligência artificial, você certamente vai ser impactado por ela. Então para você não ser vítima, o importante é que você conheça e saiba usá-la”, pontuou a escritora Lucia Leão.
Enfeitado com um lindo pôr do sol, o evento continuou na parte externa do Museu e contou com a participação do coral da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) e apresentações solo do professor de música Gabriel Rocha, entre outras atividades.
“Lucia é uma marabaense, uma jornalista renomada, que ama suas raízes e isso é uma coisa muito valorosa. A gente sente que, com um evento desses, a gente está contribuindo para a nossa cidade e para a nossa cultura. Ela trazer um tema moderno, que esses dias teve uma explosão, e que ela aborda de uma forma tão responsável, mostrando os prós e os contras, é bastante interessante. É um manual para a gente usar. Está todo mundo encantado. Estamos só festejando esse momento”, comemora a diretora do Museu Wania Gomes.
O público ficou impressionado com as diversas possibilidades que a inteligência artificial pode trazer para a vida pessoal e para o trabalho. Um desses espectadores foi o funcionário público Wilton Oliveira.
“É um tema muito bom e ajuda a esclarecer alguma dúvida a respeito da inteligência artificial e aponta sem dúvida nenhuma para um futuro e nos alerta que esse futuro não está tão distante quanto a gente pensa que está. Na realidade é uma coisa que já está dentro da nossa realidade atual. Resta agora a gente se familiarizar”, completou, ressaltando ainda que já usamos a inteligência artificial e nem nos damos conta.
“Nossos celulares, por exemplo, são uma grande ferramenta de inteligência artificial, ajudando a gente, pensando com a gente e muitas vezes, pensando pela gente”, explana.
Wilson Teixeira, assistente social e historiador, comenta que o mais interessante é a própria história da evolução humana. “Falar sobre a inteligência artificial generativa, o que é isso, porque a gente usa, o que ela vai fazer conosco, a mudança social, a mudança econômica, o desemprego, o uso para o bem e para o mal. É muito importante ler. O livro é feito dentro da tecnologia, talvez o primeiro sendo lançado no Pará e aqui em Marabá, por uma marabaense nata, que nasceu antes de um processo tecnológico e hoje reafirma essa condição de inteligência fazendo esse comentário da inteligência artificial”, discorreu.
O livro está disponível no formato e-book no site da Amazon e no site da Hotmart. A versão impressa é feita sob encomenda, também no site da Amazon.
Saiba mais
A inteligência artificial é uma área da Ciência da Computação cujo objetivo é criar sistemas capazes de realizar tarefas que, até então, só poderiam ser executadas por seres humanos.
As inteligências artificiais generativas têm a capacidade de criar novas informações a partir de conjuntos de dados pré-existentes. Essas IAs são “ensinadas” a partir de grandes bases de dados com a intenção de que sejam capazes de adquirir o padrão de construção desses dados. Com essa compreensão adquirida, se tornam capazes de gerar novos dados, semelhantes aos dados utilizados para ensinar a IA, mas que podem ser únicos e originais.
A obra
Esta é uma obra que mergulha no mundo da inteligência artificial generativa e explora como essa poderosa ferramenta pode ser útil para todas as pessoas. Como ganhar e economizar dinheiro, como aproveitar melhor o tempo, como usar os modelos de linguagem para conquistar ou manter as oportunidades de trabalho.
Nesta era de avanços tecnológicos acelerados, a inteligência artificial generativa emerge como uma revolução no campo da criatividade. Com algoritmos inteligentes capazes de gerar conteúdo original e expressar ideias inovadoras, a IA generativa transcende as fronteiras do possível, transformando a maneira como as pessoas interagem com a tecnologia.
Ao longo deste livro o leitor será conduzido a desvendar os segredos por trás da inteligência artificial generativa. Explorará as origens, desde os primórdios até as mais recentes inovações, e mergulhará nos princípios e técnicas fundamentais que sustentam essa tecnologia revolucionária.
O livro destaca ainda o modo como a inteligência artificial generativa pode ser aplicada em diversas áreas da vida cotidiana. Desde a geração de conteúdo criativo para artistas e escritores, ou mesmo auxiliando na resolução de problemas complexos nas mais diversas áreas profissionais, a IA generativa abre novas possibilidades para todos.
A autora
Lucia Leão é uma jornalista com o olhar e atuação voltados para o mundo. Ela é natural de Marabá e é formada em Comunicação Social e bacharel em Direito. Ainda bem jovem, saiu em busca de caminhos profissionais em São Paulo, onde acumulou uma experiência profissional de 40 anos no setor audiovisual brasileiro e tornou-se conhecida por sua habilidade como redatora, roteirista, gerente de projetos e pessoas, master coach e storyteller.
Ao longo de carreira, Lucia realizou inúmeros documentários e programas de TV jornalísticos e de entretenimento, demonstrando uma intensa paixão por contar histórias e engajar audiências. Foi editora executiva do Jornal Hoje e do Jornal da Globo, na Globo de São Paulo e, nos últimos 13 anos, foi editora-chefe do SPTV Segunda Edição, onde pode atuar fortemente na gestão de pessoas, formação de lideranças e aumento da produtividade.
Durante um ano sabático, voltou-se para a produção de conteúdo multiplataforma. Escreveu roteiros inéditos e adaptados de minisséries, podcasts e documentários. Também fez cursos nos Estados Unidos voltados para novas tecnologias, realidade virtual e produtividade em equipe, com foco no trabalho remoto e presencial. É pioneira no uso da Inteligência Artificial na geração de conteúdo, insights e análise de dados.
A paixão pelos novos modelos de linguagem a conduziu numa pesquisa aprofundada do desenvolvimento das máquinas que “pensam” e o impacto delas no trabalho e na vida das pessoas.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes