Ipasemar: Instituto fecha o ano com 768 milhões em caixa e garantia de sustentabilidade do regime de previdência
O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Marabá (Ipasemar) é uma autarquia municipal criada em 1996, cujo objetivo é garantir a aposentadoria para os servidores públicos do município. Em 2022, o instituto trouxe novidades e iniciativas para aproximar mais o serviço dos beneficiários.
“A atribuição do IPASEMAR, além de garantir essa aposentadoria e as pensões aos segurados e seus dependentes, é ter um regime de previdência próprio sustentável. A gente pensa a longo prazo, a gente pensa em garantir a pensão e as aposentadorias para os atuais servidores e dependentes, mas a gente pensa no futuro também”, explica a presidente do Ipasemar, Nilvana Ximenes.
O Ipasemar tem 925 aposentados e 303 cotas de pensão pagos todos os meses. No caixa do instituto há R$768 milhões de reais, que garantem a sustentabilidade do regime.
Os valores recebidos mensalmente, provenientes das construções previdenciárias pagas pelos poderes legislativo e executivo e pelos servidores licenciados, compõem o valor em caixa que são aplicados em investimentos, os quais seguem normas do Conselho Monetário Nacional e Secretaria de Previdência.
A presidente do Ipasemar ressalta ainda que o instituto está sempre se atualizando para buscar o melhor para os servidores atendidos. Além disso, os atos da autarquia passam pela prestação de contas junto aos órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas.
As decisões são tomadas pelo Conselho Administrativo do Ipasemar, composto por membros dos poderes Legislativo e Executivo e de servidores aposentados e da ativa, somando cinco titulares. Ainda há o Conselho Fiscal com três titulares, que averiguam as ações do instituto.
“Todo mês existe uma reunião que é realizada pelo Comitê de Investimento. De acordo com o mercado, nós tomamos decisões que são apreciadas pelo conselho também. Tudo seguindo a nossa política de investimento que é feita anualmente. As aplicações do Ipasemar, a forma que a gente movimenta esse dinheiro é de uma forma responsável, segura, para gente garantir a sustentabilidade do regime e benefícios para os atuais e futuros servidores”, ressalta Nilvana Ximenes.
Em maio deste ano, o Ipasemar realizou a primeira audiência pública a fim de apresentar aos servidores a receita do instituto, a quantidade de benefícios concedidos e aproximar a autarquia deles, que serão os futuros beneficiários atendidos.
“Infelizmente, muitos deles não sabem o que é Ipasemar. E aí a gente é responsável por essa educação previdenciária, por levar as informações para os nossos servidores. A gente quer cada vez mais eles próximos da gente”, reitera.
Neste ano, uma novidade apresentada pelo Ipasemar é o aplicativo “Meu RPPS”, disponível em todas as lojas digitais para smartphones. O servidor entra no sistema, faz o cadastro e tem acesso a dados, como contracheques, recadastramento, fichas financeiras e comprovante de rendimentos.
Entre outras ações, estão a programação voltada para o Dia do Servidor Público aposentado realizada em junho e as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul.
“O intuito do instituto não é só benefício. É cuidar também do seus segurados. Então, ele tem que trazer informações para esse segurado porque, quando ele for aposentar, ele tem que estar em gozo de plena saúde e não um servidor adoecido. O nosso maior patrimônio hoje é tanto o nosso servidor ativo, como nosso servidor aposentado. O zelo é o cuidado com a saúde desse servidor”, explica a diretora administrativa do Ipasemar, Marlúcia Saraiva.
O instituto realiza também palestras com profissionais, como terapeuta ocupacional, e faz parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para ações voltadas aos servidores atendidos.
Outra ação importante realizada pelo Ipasemar é o evento mensal organizado para os servidores que iniciam a aposentadoria. “Ou fazemos um café da manhã, ou fazemos um lanche da tarde com eles. Então, assim, expondo, esclarecendo suas dúvidas porque são muitas as dúvidas. Eles não têm, assim, um conhecimento total de como vai ser a partir daqui. Então, a gente faz um esclarecimento de tudo o que ele pode ter, o máximo de informação possível, e também nos colocar a disposição para esclarecimentos futuros”, reitera a diretora administrativa.
A iniciativa é uma forma de ressaltar a importância desses servidores para o município e agradecer sua contribuição para o serviço público.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio e divulgação