Ipasemar: Servidores públicos aposentados ganham festa junina em sua homenagem
Nesta sexta-feira, 24, aconteceu na sede do Instituto de Previdência Social dos Servidores de Marabá (Ipasemar), a comemoração pelo Dia do Servidor Público Aposentado, celebrado no último dia 17 de junho.
A comemoração contou com temática de festa junina e reuniu servidores públicos aposentados do município. A programação teve palestras, contação de histórias, vacinas contra a Covid-19, teste de glicemia, verificação de pressão arterial, maquiagem, esmaltação, cortes de cabelo, concurso de miss, brincadeiras com brindes e comidas típicas do período junino.
A diretora-presidente do Ipasemar, Nilvana Sampaio, explica que o evento foi pensado com bastante carinho para comemorar com os servidores aposentados. Além disso, a comemoração também buscou mostrar a eles que a vida continua após a aposentadoria. Participaram de palestras com nutricionista, psicóloga e terapeuta ocupacional.
“Para demonstrar aos aposentados que a vida deles como servidor ativo concluiu seu ciclo, mas a vida continua. Eles aposentaram, mas não são inativos. Têm que correr atrás de projetos que não foram concluídos durante o exercício do serviço público”, explica.
Carmelita Oliveira está aposentada há dois anos e trabalhou durante 30 anos como professora da rede municipal. Ela relata seu sentimento com a comemoração.
“Estou achando muito maravilhosa, muito justa. É uma homenagem a nós, né? Entendo que nós merecemos esse dia até porque a gente se encontra com as colegas. É o momento também para a gente se rever, colocar os papos em dia porque, muitas vezes só pelo WhatsApp é pouco”.
A professora Carmelita também fala sobre sua percepção a respeito dos 30 anos em que foi servidora. “Eu aprendi bastante na educação também, contribuí com a educação deste município. A educação é isso. Nada nesse país será desenvolvido sem educação. Educação é uma troca de conhecimento, de experiência”, reitera.
Nos últimos dois anos não foi possível realizar o evento por causa da pandemia. Foi a primeira vez que Lúcia Chaves Santos participou da comemoração como professora aposentada. Ao todo, foram 28 anos de serviço ao município. Para ela, reencontrar colegas foi uma experiência muito boa e fala sobre os planos para o atual momento da vida.
“É um prazer rever as colegas que há tempos eu não via, até pela questão da pandemia. Para mim é uma novidade. Eu espero que esse momento continue, não só hoje. É um prazer estar aqui com saúde, graças a Deus. Eu tenho ficado em casa até porque pela idade, a gente tem dificuldade de sair devido à pandemia, mas a ideia é viajar, poder aproveitar”, destaca.
Entre as palestrantes da programação, estava a nutricionista Dayane Souza que buscou orientar os aposentados quanto aos cuidados com a alimentação na terceira idade.
“Eu vim aqui trazer essas informações importantes. Continuar para eles terem uma qualidade de vida porque uma alimentação saudável vai prevenir, vai controlar as doenças que muitas vezes têm na terceira idade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares. Então, é necessário que tenham uma atenção na alimentação para prevenção e controle de doenças. Ter uma alimentação variada, ter frutas, verduras, fibras para que eles possam conseguir escolher o melhor alimento para o dia a dia ”, pontua.
No final, a nutricionista ainda fez um bingo saudável, onde os números sorteados deram lugar às frutas. Em seguida, havia uma explicação sobre os benefícios de cada fruta. A pessoa que completasse a cartela primeiro, levava o brinde.
Quem gostou da palestra foi a recém-aposentada Marluce Caetano, que trabalhou durante 32 anos como professora de língua portuguesa do município. Atualmente, ela faz parte da Trupe Paneiro de Histórias que realiza contação de histórias, inclusive também na comemoração.
“Muito importante os aposentados serem elucidados quanto ao tipo de alimentação, sobre quais os alimentos adequados a serem utilizados. Nós temos mais tempo de cuidar da questão física, mental, espiritual, alimentação. Muito importante a palestra da nutricionista. Elucidou bastante sobre a qualidade dos alimentos”, destaca.
O momento também serviu para troca de experiência entre os servidores aposentados, como explica Marluce Caetano.
“Pleno de luz porque a gente sorri, a gente conta o que está fazendo, viajando. A outra pessoa diz que não está fazendo nada ainda. Uma pega exemplo da outra, experiência da outra. Isso é maravilhoso. O Ipasemar está de parabéns”, reitera a professora aposentada.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio
Galeria: