Previdência: Ipasemar recebe certificação nacional por aperfeiçoamento da gestão
O Instituto fecha o ano 2023 com muitos resultados positivos.
Em 2023, o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Marabá (Ipasemar) atuou em atividades a fim de que mais servidores conheçam o trabalho da instituição, realizou atividades de cuidado e bem-estar com aposentados e pensionistas e teve a gestão reconhecida a nível estadual e nacional.
Neste ano, o Ipasemar foi reconhecido com a Certificação Pró-Gestão Nível I, concedida por certificadoras habilitadas junto ao Ministério da Previdência Social. A diretora-presidente do instituto, Nilvana Ximenes, explica a relevância de ter o trabalho realizado pelo Ipasemar na área previdenciária.
“Uma certificação que atesta as melhores práticas em gestão previdenciária. No Pará, somos apenas três institutos certificados do total de 28 regimes próprios. Então, isso é muito positivo. Com muita alegria, esse ano, nós conseguimos. Não é fácil. Os institutos que conseguem isso é porque realmente trabalham com as melhores práticas de gestão, realmente estão agindo de forma a garantir a sustentabilidade do regime e o pagamento dos benefícios”, destaca.
Entre as atividades, executadas ao longo do ano, estão a palestra para explicar as mudanças da reforma da previdência de 2019, como as regras referente à idade e cálculo para pensão por morte, por exemplo.
Outra atividade importante foi a realização de audiência pública em junho, em que o instituto ficou de portas abertas para detalhar o serviço prestado, ações realizadas, gastos com aposentadoria, benefícios e despesas administrativas.
A equipe também realizou a primeira palestra voltada para a área da saúde por solicitação da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), junto aos servidores do Centro de Referência em Saúde da Mulher (Crismu).
Houveram ainda programações referentes ao Dia do Funcionário Público Aposentado com temática junina, comemoração do Dia da Mulher, com palestras a respeito de alimentação e combate à violência doméstica.
Nas programações das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, os servidores receberam consultoria sobre os cuidados com as finanças, principalmente com um público que busca empréstimos, que são descontados dos benefícios.
“É uma forma de o Ipasemar demonstrar que não esquecemos nossos servidores, que eles são muito importantes. A gente sempre conversa com eles no sentido de dizer que ‘não é porque você se aposentou que você não importa mais para a administração’. Então, o Ipasemar sempre tenta fazer ações para ter esse reencontro com os servidores e para demonstrar sempre a preocupação. Nos nossos eventos, a gente sempre traz assuntos voltados à alimentação, saúde mental, verificamos os assuntos mais relevantes e trazemos para eles nos eventos”, comenta Nilvana Ximenes.
Em 2023, também houve o lançamento do aplicativo Meu RPPS, em que os servidores podem emitir o extrato de contribuição previdenciária e acompanhar os processos em andamento. Para o ano que vem, a ideia é que por meio do aplicativo os servidores deem entrada nos processos de aposentadoria.
Atualmente, já há a consulta pública para que dependentes possam acessar o site e consultar os trâmites. As equipes trabalham, agora, para que em 2024 a certidão de tempo de contribuição seja disponibilizada online em meio ao processo de informatizar cada vez mais os serviços do instituto.
Recadastramento
Neste ano, o Ipasemar realizou o recadastramento dos servidores públicos ativos do município. Contando o período inicial e as prorrogações, 8812 servidores realizaram o recadastramento. Atualmente, 218 servidores ainda não realizaram.
Os dados do recadastramento são importantes para o cálculo do equilíbrio financeiro e atuarial do Instituto, que são índices importantes para garantir pagamento atual e futuros dos benefícios e aposentadorias. Atualmente, o Ipasemar possui 1006 aposentados e 323 pensionistas.
Para 2024, o instituto vai buscar a Certificação Pró-Gestão Nível III. O aperfeiçoamento do trabalho do Ipasemar também foi reconhecido a nível estadual, reflexo das ações em prol dos servidores aposentados e do equilíbrio financeiro da autarquia, que atualmente conta com R$ 937 milhões de reais em patrimônio líquido, que é administrado pelo Comitê de Investimento e pelos Conselhos Administrativo e Fiscal do Ipasemar.
“Esse ano também foi muito importante porque teve o relatório do Tribunal de Contas e a análise em relação ao Ipasemar foi muito positiva. Dos itens que eles analisaram de cumprimento, o Ipasemar preencheu, o que demonstra que o Ipasemar trabalha de forma transparente e de acordo com todas as legislações aplicadas. Isso é muito bom para o nosso servidor, para o nosso estado, para o nosso município, demonstrar que nós temos um regime próprio que tem ótimas condições de sustentabilidade e que tem trabalhado cada vez mais em prol dos servidores, de forma a garantir a sustentabilidade do regime e manter os pagamentos desses benefícios”, conclui a diretora-presidente.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio / Secom