Janeiro Branco: Servidores do HMM participam de palestra sobre saúde mental no trabalho
Nesta terça-feira, 17, foi a vez do Hospital Municipal de Marabá (HMM) receber a programação alusiva à Campanha “Janeiro Branco”, voltada para os servidores da Saúde. Cerca de 20 funcionários do setor psiquiátrico do HMM, participaram de dinâmicas e palestra reflexiva sobre a saúde mental em casa e no trabalho.
“Toda equipe da parte psicossocial foi responsável por essa programação aqui na capela do HMM. No início começamos com ginástica laboral, dinâmica reflexiva sobre a saúde mental e uma roda de conversa com a temática A vida pede equilíbrio, com uma parte dos servidores do hospital”, explica João Augusto Miranda, enfermeiro psiquiátrico e coordenador da ala psicossocial do HMM.
O enfermeiro, responsável pela palestra, afirma que são de extrema importância campanhas com essa, pois o hospital é um ambiente onde o trabalho pode tornar-se exaustivo e faz-se necessário haver esses momentos para que o servidor pare, consiga desabafar e reflita.
“A saúde mental também passa por essa questão de autoanálise, de reflexão e exposição de sentimentos, a fim de que a pessoa possa encontrar equilíbrio”, ressalta João Augusto.
A servidora Rosa da Silva, 48 anos, trabalha na função de Agente de Serviços Gerais há 19 anos no HMM, destaca a contribuição que a palestra oferece ao bem-estar e afirma estar satisfeita.
“Há momentos em nossa vida em que passamos por problemas e não conseguimos nos abrir para outras pessoas. Por isso terminamos causando um problema maior. Dessa forma eu gosto de estar bem, antes de ajudar as pessoas que precisam de mim. Essa palestra me despertou muita coisa, como pensar sobre o que a gente quer melhorar esse ano e como isso vai ajudar na saúde da minha mente. Eu, por exemplo, quero ter mais comunicação com as pessoas, tanto no trabalho quanto na igreja e na minha casa”, revela.
A enfermeira Nylane Valente, coordenadora da Educação Continuada no HMM, faz parte da equipe organizadora do programa. Ela comenta ser um momento de reflexão para buscar equilíbrio. Tudo em prol da saúde mental.
“Nós sempre buscamos acolher a equipe da ala psicossocial todos os anos, realizando dinâmicas e uma palestra onde falamos sobre a importância da saúde mental. Esse ano, a gente pediu para que fosse mais frequente, pois sabemos que o hospital é um ambiente mais insalubre e os funcionários precisam dessa atenção contínua”, expõe.
O Coordenador Administrativo do HMM, Ricardo Emanuel, observa a importância dessa contribuição aos profissionais que trabalham diretamente com pacientes psiquiátricos no hospital, pois promove conhecimentos sobre a saúde mental dos funcionários.
“Isso é essencial em nosso trabalho, pois os funcionários precisam estar bem consigo mesmo, em dias com a saúde mental e acima de tudo tratar bem o próximo, sempre com empatia. Eu vejo que essa campanha tem melhorado bastante o andamento dos serviços nesse segmento psiquiátrico”, conclui.
Serviço
A programação da Campanha “Janeiro Branco” segue durante o mês com palestras em outros órgãos da saúde:
No dia 18, servidores da Secretaria Municipal de Saúde recebem a ação a partir das 9 horas.
A campanha se encerra no dia 20, no auditório da Faculdade Carajás, a partir das 8 horas, onde haverá palestras sobre saúde mental.
Cada UBS terá um dia para abordar a campanha “Janeiro Branco”.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio