Janeiro Branco: Servidores da SMSI recebem palestra para cuidados com a saúde mental
Na manhã desta quarta-feira, 25, servidores da Guarda Municipal de Marabá (GMM), Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) e equipe administrativa da Secretaria Municipal de Segurança Institucional de Marabá (SMSI), participaram da programação alusiva à campanha “Janeiro Branco”, por meio de ginástica laboral e palestras educativas sobre saúde mental e autoconhecimento. A ação foi realizada no Auditório do Senai, na Folha 31, e contou com a participação de 3 profissionais da equipe multidisciplinar do Ambulatório Especializado em Saúde Mental (Ament).
Os servidores começaram com atividades para o equilíbrio pré-laboral, como flexões com balões. Em seguida, foram orientados a responder, numa folha de papel, a pergunta “como você está hoje?”. O objetivo era promover um momento para que os participantes pudessem trabalhar o autoconhecimento.
“Quantas pessoas estão passando por momentos de angústia, dificuldades relacionadas à saúde mental e psicossomática e não sabem quem procurar e nem como se expressar. Por isso, quando você tem essa consciência de que precisamos conhecer a nós mesmos, trabalhar o autoconhecimento e buscar ajuda de um profissional, é muito importante”, destaca a Psicanalista Kenia Dourado, palestrante na Campanha.
Após os exercícios, foi a vez do enfermeiro psiquiátrico e responsável técnico do Ament e da Ala Psicossocial do HMM, João Augusto Miranda, palestrar sobre a saúde mental no trabalho, problemas mais comuns e como buscar tratamento em Marabá.
“É de extrema importância que esses profissionais recebam essa programação, tendo em vista que eles são os que promovem a segurança da população. A gente sabe que essa lida diária deles de promover o cuidado por meio da seguridade das pessoas, pode fazer com que eles sofram mentalmente como transtornos, ansiedade, Síndrome de Burnout, etc. Então é preciso que a gente traga essa reflexão sobre o cuidado com a saúde, tanto biológica, psicológica, social e espiritual, por meio de alimentação saudável, atividades físicas, pensamentos positivos. Tudo isso para que as pessoas possam saber lidar com os dias ruins e conseguir superar os problemas e conflitos de uma forma mais harmônica. E assim, cultivar qualidade de vida”, enfatiza o enfermeiro.
A Psicóloga da SMSI, Karoline Belém, ressalta que o intuito da Secretaria é sempre trabalhar com a prevenção, por isso a importância de um momento como esse.
“A gente sabe que é melhor prevenir as doenças ao invés de tratá-las, até por questões de bem-estar. Então, quando nós trazemos esse evento é para evitar qualquer tipo de adoecimento mental e para que também possam saber identificar quando precisam de uma ajuda profissional”.
A profissional explica que, caso precisem, os agentes da SMSI devem procurar o atendimento psicológico disponível, realizado nas dependências do Procon, na Marabá Pioneira. Dessa forma, caso necessário, podem ser feitos até mesmo encaminhamentos, como na Ament, por exemplo. “Por isso trouxemos a equipe da Ala Psicossocial do HMM, que traz algo bastante dinâmico e pelo visto nossa equipe gostou muito”, reitera.
Segundo o Comandante da GMM, Wiliscley Leão, presente na palestra, o departamento já havia pensado em realizar um momento como este que, segundo ele, foi satisfatório.
“Esse tema é de extrema importância, inclusive existem pesquisas que os maiores responsáveis pela morte de policiais e agentes de segurança, são eles próprios. Justamente pelo estresse do dia a dia, o que vivenciam na rua, os problemas que eles passam. Isso os afeta muito. Por isso esse acompanhamento é muito válido. A gente da Guarda Municipal vem pensando nesse trabalho há algum tempo e inclusive eu já havia procurado a Karol para que pudesse disponibilizar essa palestra”, expressa.
A coordenadora administrativa do DMSP, Andra Santana, também esteve presente no momento e afirma que é preciso estar bem antes de trabalhar.
“Foi de suma importância pra gente, principalmente a questão dos exercícios, que são bons pra gente fazer antes do trabalho e podermos sair relaxados e bem equilibrados. Nós precisamos estar bem consigo mesmo para poder ajudar a população”, comenta.
Para o Coordenador do DMTU, Francivaldo da Silva, a palestra foi de grande valor, principalmente para aprender a lidar com públicos diferentes. “É importante porque a gente lida com diversos tipos de comportamento e o palestrante citou vários, os quais eu não conhecia ainda e por isso às vezes ficamos sem saber o que fazer, qual atitude tomar, para quem ligar e resolver esse problema. Não somente com o outro, mas também conosco”, relata.
Texto e fotos: Sávio Calvo