Janeiro Branco: Profissionais das Unidades Básicas de Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
Alertar e prevenir para os cuidados com a saúde mental é um dos principais objetivos da campanha Janeiro Branco, realizada no município pela coordenação de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atendimento Psicossocial de Marabá (CAPS Castanheira), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Esse ano, o foco são servidores. A ação é formada por palestras e dinâmicas.
“Estamos passando por algumas unidades para fazer um trabalho que já estamos fazendo há pouco mais de um ano, o que a gente chama de matriciamento, que é estabelecer e construir esse vínculo com as unidades de saúde, com os profissionais das unidades, para que possamos ter essa capacidade de ter uma saúde mental com maior qualidade e assim termos condições de oferecer uma saúde mental com melhor qualidade a população”, enfatiza Alan Ranieri Silva, enfermeiro especialista em Saúde Mental.
Na tarde de quinta-feira (12), a ação foi realizada na UBS Laranjeiras, uma das unidades onde o fluxo de usuários do CAPS é maior. Essa tem sido uma das estratégias para a escolha das UBS que recebem a ação. “Escolhemos as unidades onde tem uma relação, um fluxo maior de usuários entre essas unidades e o Caps. Aqui na Laranjeiras, por exemplo, temos muitos usuários que são desse território e frequentam a nossa unidade. A gente tem de estabelecer esse vínculo e consequentemente por receber muitos usuários, os profissionais acabam tendo de fazer um esforço maior, tendo um desgaste maior, porque a gente entende que atender o usuário da saúde mental, às vezes, é um pouco mais complexo. Então esses profissionais precisam receber esse cuidado e atenção ”, pontua.
Para Fábio Oliveira, gerente da UBS, a campanha é de suma importância para os servidores “porque é uma capacitação que tende a melhorar o atendimento que os servidores dão à população. É o cuidado com a nossa saúde mental, principalmente nesse momento tão delicado da pandemia, nós servidores também precisamos ser cuidados. O cuidado que a gente tem, levamos a população”, observa.
Trabalhando há dois anos na UBS, a enfermeira Alessandra Cotrim, também reforça a importância da ação para ela e os colegas de trabalho. “Incentiva o cuidado com a saúde mental, que traz o equilíbrio, pra que a gente possa desenvolver de uma forma eficaz e eficiente a nossa função, já que estamos aqui pra cuidar da população. Então primeiramente temos de cuidar da nossa saúde mental”, afirma.
Nas UBS Laranjeiras, assim como nas demais unidades, as pessoas que precisam de atendimento com profissionais especializados na saúde mental, a exemplo de psicólogos, são encaminhadas pelo clínico geral.
As próximas ações são na UBS Demósthenes no dia 19, Hiroshi Matsuda no dia 24 e Enfermeira Zezinha no dia 26 de janeiro.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio