Janeiro Branco: Profissionais das Unidades Básicas de Saúde recebem ação de saúde mental
Nesta quarta (26), a UBS Enfermeira Zezinha recebeu a ação da campanha Janeiro Branco
A campanha Janeiro Branco de promoção à saúde mental está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde, promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps Castanheira). A ação já foi realizada nos postos Carlos Barreto, Laranjeiras, Mariana Moraes, Demósthenes e Hiroshi Matsuda e, nesta quarta-feira (26) foi a vez da UBS Enfermeira Zezinha receber a programação, voltada aos profissionais, que contou atividades, dinâmicas e palestra proferida pela assistente social do CAPS, Leda Pereira.
A finalidade da programação é capacitar os profissionais da atenção básica que atuam nas UBS a atender os casos leves que envolvam a saúde mental, bem como resguardar e auxiliar no fortalecimento da dimensão mental desses profissionais.
O CAPS também realiza programação itinerante em locais estratégicos. Nesta terça (25), a ação foi realizada junto à Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher. A programação encerra com uma palestra para profissionais da empresa concessionária de energia, na sexta-feira (28), que será realizada pela coordenadora do Departamento de Saúde Mental, Gisele Freitas.
“O objetivo do Janeiro Branco é chamar a atenção das pessoas para as questões relacionadas à saúde mental e emocional. Muitas pessoas se preocupam bastante com a saúde física e não dão a devida atenção à saúde mental. No cenário atual de pandemia muitos estão adoecidos mentalmente”, pontua a coordenadora de saúde mental da SMS, Gisele Ferreira de Freitas.
Atendimento
Segundo a Coordenação Municipal de Saúde Mental, em Marabá, o atendimento psicológico na rede de atenção básica é feito em duas Unidades Básicas de Saúde que contam com psicólogos. Além disso, há o CAPS que funciona em regime de porta aberta e há um ambulatório de saúde mental que funciona junto à ala psicossocial, que atende casos moderados.
Secom PMM
Fotos: Divulgação