Semed: Jardim do Éden e Magalhães vivem novo momento na educação infantil
Os investimentos em Educação pela Prefeitura de Marabá têm refletido positivamente na vida de centenas de famílias no município. A entrega de dois novos Núcleos de Educação Infantil (NEI), sendo um no Residencial Jardim do Éden e outro no Residencial Magalhães, além de proporcionar o desenvolvimento integral da criança, também garante tranquilidade aos responsáveis que confiam na segurança transmitida pelas unidades de educação.
NEI Álvaro José da Silva
O NEI Álvaro José da Silva, no Residencial Magalhães, núcleo São Félix, ainda não foi entregue oficialmente pela Prefeitura, mas já funciona atendendo uma média de 292 alunos, de 3 a 5 anos de idade, distribuídos em 16 turmas, do Maternal ao Jardim II.
O prédio é construído a partir do projeto padrão de educação infantil (Proinfância Tipo B), desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil. A estrutura é composta por hall de entrada, salas de aula, sala multiuso, berçário, playground, banheiros adaptados, pátio, bloco administrativo, dentre outros espaços. A inauguração está prevista para os próximos dias e o espaço já começou a ser decorado para deixar o ambiente mais bonito e atrativo para as crianças.
“Estamos muito felizes com esse grande evento que irá acontecer. A comunidade inteira já aguardava há muito tempo, por isso! Iniciamos as atividades esse ano e estamos ansiosos por essa inauguração”, comenta a coordenadora pedagógica Milane Maciel Farias.
Para Ana Paula Santos, mãe do Renan de 4 anos, a ida do filho para o NEI Álvaro, no Residencial Magalhães, além de ajudar no desenvolvimento da criança, tem impactado na vida da família, tanto que já vislumbra a matrícula da filha menor para o ano que vem.
“Quando deixo ele na creche, volto pra casa com a pequena e dá tempo pra fazer algumas coisas de casa, descanso um pouco e retorno pra buscá-lo. Tá sendo muito útil, pela localização, ficou bem mais perto de casa. Também pelo o espaço, ficou bem adaptado para ele”, observa a mãe.
Antônia da Silva, mãe do Heitor, de 4 anos, se apaixonou pelo NEI Álvaro desde que entrou na escola pela primeira vez. Ela, que já tem filhos maiores, disse que os irmãos de Heitor não tiveram a mesma oportunidade de estudar em um lugar totalmente adaptado à Educação Infantil. Além disso, Antônia ganhou mais tempo para se dedicar às vendas. Ela é autônoma.
“Quando deixar ele aqui, eu vou pra casa fazer meus afazeres e minhas coisas porque sou vendedora autônoma. Fiquei apaixonada pela creche, é muito organizada, toda adaptada para eles. Tudo lindo. Aqui ficou bom pra toda a comunidade, porque ficou mais perto. Aqui, pasmem, tem um lanche quando eles chegam e outro depois, observo tudo isso, deixo aqui em boas mãos, não me preocupo”, comenta a vendedora.
NEI Tia Cleide
No Residencial Jardim do Éden, a comunidade inteira comemora os benefícios trazidos pelo NEI Maria Pereira, onde atualmente estudam 170 crianças entre 3 e 5 anos. A inauguração oficial aconteceu no último dia 13 e selou o recebimento desse equipamento àquela população.
Narjore Souza, mãe da Nara Sofia, só se alegrou depois que matriculou a filha pertinho de casa. “Eu sou profissional autônoma, tenho uma loja e trabalho com horários agendados, então agora eu posso ir à Marabá, quando for preciso. Pra mim é muito interessante por conta da acessibilidade, nem preciso vir de condução para trazer minha filha, isso facilita demais a minha vida, sem falar que posso sair para trabalhar e pedir alguém pra vir buscá-la, porque é próximo. O corpo docente é muito preparado, a estrutura é nova”, ressalta a pedagoga.
O NEI Tia Cleide conta com 18 turmas do Maternal ao Jardim II. Ana Rita Santos é uma das professoras do maternal, trabalhando com crianças de 3 anos. Com sete anos de profissão, está encantada com a estrutura que recebeu para trabalhar. “Eu vim de uma escola particular e para mim foi uma grande surpresa trabalhar com as crianças em uma escola pública e ter uma estrutura dessas. É muito gratificante. O acolhimento dos pais, a equipe, tudo é gratificante. A estrutura ideal para trabalhar tudo que se pede na educação infantil”, disse a professora.
A gestora Islene Sampaio enfatiza que o NEI impactou a comunidade de várias formas. “ Todo mundo que entra aqui diz que é a escola dos sonhos. Pensa que é particular, mas é uma escola pública!. Outro impacto positivo é que é uma oportunidade para muitos professores que moram no bairro e estavam trabalhando fora, outra, é que é uma nova vida, nova visão, e nova expectativa”, destacou a gestora.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento
Confira outras fotos: