JEMS: Competições de futsal masculino iniciam em três escolas
Os Jogos Estudantis Marabaenses (JEMS) continuam até o dia 2 de julho e durante esta semana acontecem as competições de futsal, na categoria masculina, em três escolas polos como Martinho Motta na Folha 27, Cristo Rei no bairro Independência e Ginásio Dequinha no bairro Laranjeiras. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) e Polícia Militar.
As competições envolvem 440 alunos do sexo masculino de toda a rede municipal de ensino, além de várias escolas estaduais, particulares e uma federal, totalizando 44 unidades participantes. A partir do dia 31, a segunda fase e a final das competições ocorrem no Ginásio Renato Veloso, Folha 16.
Para a coordenadora de Educação Física da Semed, Joecy Coutinho, os JEMS são fundamentais para incentivar novos talentos e promover a integração de toda a rede educacional do município.
“É um evento tradicional muito esperado pelos estudantes. Acho que no primeiro dia de aula qualquer professor de educação física ouve a pergunta ‘que dia serão os jogos Estudantis?’. São jogos oferecidos para toda a rede pública e rede privada. A gente precisa movimentar, através dos jogos, não apenas os conhecimentos técnicos, mas os conhecimentos atitudinais, que são importantes para a vida de qualquer ser humano. O objetivo básico aqui é que a gente faça a integração entre eles e a competição traz os desafios emocionais que qualquer jogo traz. É um evento muito rico do ponto de vista educacional.”, pontua a coordenadora.
Os jogos também trouxeram para a mãe Vanice Costa, 36 anos, a oportunidade única de prestigiar o filho Pietro nas competições, na escola Martinho Motta. A enfermeira conta que é um momento importante para ela e principalmente para ele, que ama o esporte.
“Hoje vim prestigiá-lo. Desde os quatro anos de idade que ele joga. A nossa família é uma família de atletas. Nós gostamos de esportes como o futebol, handebol, futsal, vôlei e agora beach tênis. Então o meu papel como mãe é apoiá-lo no esporte. É muito importante isso e é gratificante ver ele seguindo esse espaço do esporte, porque eu lembro da minha adolescência, onde eu joguei muito e nós fomos até campeões paraenses de handebol e fomos jogar em Curitiba”, expressa a mãe.
O pequeno Pietro, 12 anos, joga pela primeira vez no JEMS, mas diz que há tempos é incentivado pela família.
“É uma sensação ótima e incrível, porque eu gosto muito de futebol. Desde quando eu nasci, meu tio me levava para jogar em vários times, e meu padrasto também. Eles são uma inspiração para mim”, narra.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes